1º dia do Maranhão na ABAV Expo
Estande da Setur-MA promove belezas maranhenses para operadores de turismo de diferentes estados e países.
Durante a ABAV Expo, no Rio de Janeiro, o Maranhão está sendo representado pela equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur- MA), comandada pela titular da pasta, Socorro Araújo. A participação na 50ª edição do evento, com estande próprio, cumpre o propósito de estreitar as relações com agentes de turismo e outros operadores do setor, captando parceiros de negócios para atrair mais turistas. O primeiro dia culminou com a comemoração do Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo.
Após a solenidade de abertura, o estande “Maranhão de Encantos” recebeu a visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, que teceu elogios aos Lençóis Maranhenses: “Atins é um local belíssimo e muito aconchegante. Gostei muito quando estive lá e pretendo retornar”. Sabino também parabenizou os turismólogos e saiu do espaço com óculos, copo ecológico e passaporte temáticos da Chapada das Mesas nas mãos, além do material promocional sobre os principais polos turísticos do estado.
A movimentação no estande foi reforçada pelas reuniões e encontros com operadores e agentes de turismo, dentre eles, um grupo internacional (buyers) responsável por vender roteiros do Brasil no mercado exterior.
Para a secretária estadual de Turismo, a participação na Feira que tem mais de 50 anos de existência dá grande visibilidade ao Maranhão. “Nosso estado é rico em belezas naturais e culturais. Viemos aqui para mostrar ele ao mundo, ou seja, tanto para a cadeia produtiva brasileira, quanto internacional.”
Socorro Araújo ressaltou que o governador, Carlos Brandão, investe em infraestrutura, qualificação e promoção do Turismo. “Quando se faz isso, mais turistas chegam ao estado e, consequentemente, há fomento do desenvolvimento econômico”, disse a secretária.
Na programação do primeiro dia de ABAV, a gestora ainda promoveu uma capacitação para 50 pessoas de vários estados, com foco nos principais destinos maranhenses: São Luís, Lençóis e Delta, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás.
Para conquistar os visitantes, diálogo, informações dos roteiros, degustação de delícias típicas e até apresentações culturais foram as apostas. A Setur-MA propôs que a quarta-feira ‘abaviana’ encerrasse com um Happy Hour à moda maranhense e ao som do bloco tradicional “Os foliões”.
Outras atividades
Em paralelo, o Observatório do Turismo do Maranhão deu início à pesquisa sobre conhecimento e satisfação do público com os destinos maranhenses da Rota das Emoções, formada pelos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Enquanto isso, a Superintendência de Turismo do Polo Chapada das Mesas, em parceria com o trade turístico da região, colocou em prática o conceito de sustentabilidade. Até o fim da ABAV Expo, vão ser distribuídos 500 copos ecológicos e reutilizáveis para os visitantes. A iniciativa promove economia, porque diminui gastos com copos descartáveis, e estimula o reuso e a reciclagem, preservando o meio ambiente.
ABAV Expo
A ABAV Expo, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, é a maior Feira de Turismo do Brasil e uma das mais importantes da América Latina que, em edição histórica de 50 anos, volta ao Rio de Janeiro. O evento reúne mais de 2 mil marcas e a expectativa é que até sexta-feira (29) cerca de 40 mil pessoas circulem por lá.
Informação: Turismo MA
Comentários