top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

30 de Junho - Dia de São Marçal e Dia Nacional do Bumba-meu-boi

Um encontro de , tradição e resistência cultural no Maranhão

No Maranhão, o encerramento do ciclo junino é celebrado em grande estilo no dia 30 de junho, com homenagens a São Marçal, o “Santo Guerreiro”, e a consagração do Bumba-meu-boi como patrimônio do povo brasileiro.


É no bairro do João Paulo, em São Luís, que o coração da cultura pulsa mais forte nesse dia. Desde as primeiras horas da madrugada, dezenas de grupos de boi dos mais variados sotaques se reúnem em uma grandiosa procissão de tambores, matracas, pandeirões, cantadores e vaqueiros, para reverenciar o santo e celebrar a tradição do boi.

A data também marca o Dia Nacional do Bumba-meu-boi, instituído para valorizar uma das mais ricas manifestações culturais do Brasil, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


O Bumba-meu-boi, com sua mistura de dança, teatro, música e religiosidade, é expressão viva da força do povo negro, indígena e mestiço, que resiste e reinventa sua história a cada batida de tambor.


O Dia de São Marçal é mais que uma festa: é uma afirmação de identidade, um ritual de agradecimento, uma celebração da memória coletiva que transforma as ruas em palco, os corpos em poesia, e os cantos em oração.


Salve São Marçal! Viva o Bumba-meu-boi! Viva a cultura popular do Maranhão!




 
 
 

Comentários


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter

WhatsApp: (98) 99200-8571 

Logo_JG.png
bottom of page