80 Anos de Legado: Senac é homenageado com Mérito do Turismo e Cultura no IX Prêmio Cazumbá
- reginaldorodrigues3
- há 47 minutos
- 2 min de leitura

O brilho do turismo e da cultura maranhense iluminou o Teatro Napoleão Ewerton na última sexta-feira, 31 de janeiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC foi homenageado com o Mérito do Turismo e Cultura durante o IX Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura.
A premiação reconhece os 80 anos de atuação da instituição na transformação de vidas por meio da educação profissional, consolidando sua contribuição para o fortalecimento do turismo e da economia criativa no estado.
A estatueta foi recebida pelo Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Lopes, simbolizando uma trajetória marcada pela formação de profissionais que sustentam e impulsionam os setores do comércio de bens, serviços e turismo. Ao longo de oito décadas, o Senac tem sido protagonista na qualificação da mão-de-obra, na inovação educacional e no apoio ao desenvolvimento sustentável do turismo maranhense.

Na mesma solenidade, o Serviço Social do Comércio – Sesc foi agraciado com o Mérito do Turismo e Cultura pelo fortalecimento das ações culturais e turísticas no Maranhão, com a estatueta recebida pela Diretora Regional do Sesc Maranhão, Rutineia Amaral. O evento também destacou a atuação integrada das instituições do Sistema Comércio reconhecendo o Presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac Maranhão, Maurício Feijó, com o Troféu Personalidade do Turismo Masculina, concedido em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do setor. Na ocasião os Diretores Regionais do Sesc e do Senac receberam o troféu em nome do homenageado.

Lembrado com uma perda relevante para o setor, o IX Prêmio Cazumbá, prestou homenagens “in memorian” a profissionais de grande relevância para o setor. Entre eles, destacou a vida de José Arteiro da Silva, que presidiu o Sistema Comércio no Maranhã, entre 1983 e 2022, falecido em setembro de 2025.

O Prêmio Cazumbá

Consolidado como a maior vitrine de valorização dos agentes que movimentam a economia criativa e o setor de viagens no Maranhão, o Prêmio Cazumbá destaca iniciativas que impactam diretamente o desenvolvimento do estado. Em um contexto em que o turismo figura entre os principais pilares do Produto Interno Bruto (PIB) maranhense, homenagear os 80 anos do Senac significa reconhecer a base sobre a qual o setor se sustenta: profissionais qualificados, inovação constante e educação alinhada às demandas do mercado.
Reprodução: Senac MA








