top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Acessibilidade e inclusão no turismo são tema de palestra no evento Transformar Juntos

Ministrada por subsecretário de Estado do Turismo, a palestra enriqueceu o debate promovido pelo evento do Sebrae Maranhão



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), participou na última terça-feira (9) do evento Transformar Juntos, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA). Na ocasião, o subsecretário de Estado do Turismo, Luiz Thadeu Nunes e Silva, ministrou a palestra "São Luís é minha casa e o mundo é meu quintal: Uma experiência de acessibilidade em DTI”, sigla que significa Destinos Turísticos Inteligentes.


Diante da nova condição física provocada por um acidente de trânsito, ele decidiu reescrever a própria história viajando pelo Brasil e pelo mundo. Com 143 países carimbados em seu passaporte, obteve o reconhecimento de "brasileiro com mobilidade reduzida mais viajado do mundo", entrando para um livro de recordes. 


A ampla experiência transformou Luiz Thadeu em uma das principais autoridades nacionais quando se trata de acessibilidade e inclusão, sendo conhecido como o "viajante de muletas". Para ele, o esforço em adotar políticas públicas inclusivas contribui gradativamente para estabelecer o Maranhão como um destino turístico inteligente. 



"Ao reunir todos os participantes do setor do turismo, estamos destacando a relevância da acessibilidade em instalações, serviços e vivências, como meio de promover a integração social. Além disso, estamos engajando o setor na missão de garantir um ambiente acessível para toda a população do Maranhão e para os visitantes que nos honram com sua presença diariamente", declarou.


O evento Transformar Juntos destacou a importância da empatia e compreensão das necessidades do outro para construir conexões significativas. A participação de Luiz Thadeu, secretário-adjunto de Turismo do Maranhão, proporcionou reflexões sobre a relevância de compreender as diversas realidades enfrentadas diariamente, especialmente no contexto do turismo.


A palestra enfatizou a importância de acolher e compreender as diferenças, ampliando a perspectiva e rejeitando a discriminação.


O evento foi direcionado aos gestores públicos e privados, profissionais da linha de frente do turismo, empreendedores e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (turistas e não turistas).


Albertino Leal, diretor-superintendente do Sebrae Maranhão, agradeceu pela presença de Luiz Thadeu. “A palestra de Luiz Thadeu proporcionou um momento especial, pois destacou a relevância de compreender as diversas realidades enfrentadas diariamente, especialmente no contexto do turismo.


A capacidade de compreender e acolher as diferenças é fundamental para o desenvolvimento e o exemplo de Thadeu ampliou a perspectiva sobre a inclusão e a importância de receber bem aqueles que visitam a região”, ressaltou.



Kátia Silene, gestora da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Codó, expressou a empolgação ao aguardar a palestra de Luiz Thadeu, reconhecendo seu papel de destaque. Pare ela, o relato de Thadeu trouxe aprendizados valiosos. “Me senti profundamente inspirada pela palestra, especialmente por ter um filho que compartilha da paixão por viajar e pretendo usar o exemplo de Thadeu como modelo para orientar meu filho”, enfatizou.


O encontro foi uma oportunidade de sensibilizar o setor do turismo e demonstrar que as ações de acessibilidade representam a garantia dos direitos e, ao mesmo tempo, um diferencial para os estabelecimentos, com a capacitação adequada, contínua e profissional da equipe de atendimento.


“Por ter assistido à sua palestra recentemente, me tornei admiradora e fiquei genuinamente tocada pela história dele e pelas viagens que realizou. Apesar das dificuldades que enfrentou, ele perseverou e isso é verdadeiramente inspirador para mim. Considero uma fonte de inspiração”, disse a secretária do diretor-superintendente do Sebrae, Lucilene Marlene Teles.


A Setur-MA está alinhada a essa missão, evidenciando a acessibilidade por meio de iniciativas realizadas em colaboração com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov). Exemplos dessas ações incluem o rebaixamento de calçadas e a instalação de sinalizações em pontos estratégicos da cidade, todas destinadas a tornar São Luís e o Maranhão mais acessíveis e acolhedores para todos os seus visitantes e residentes. Além disso, promove iniciativas contínuas para incluir pessoas com deficiência, garantindo acesso aos direitos fundamentais, como emprego, mobilidade e acessibilidade urbana.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page