Adoçante da Coca Zero será classificado como potencial cancerígeno
Seu amigo que faz dieta, mas não abre mão da coquinha zero, pode ficar preocupado depois dessa: o aspartame — adoçante usado no refrigerante — será declarado um possível cancerígeno no próximo mês.
Além da Coca-Cola diet, a substância também é usada em gomas de mascar e outros refrigerantes.
A classificação vai ser feita pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, braço direito da OMS, e deve ser divulgada em uma revisão ampla do órgão sobre o adoçante.
Tá, mas para evitar produtos cancerígenos, não é só abrir mão do refrigerante: carnes processadas, bebidas alcoólicas, celulares e até o talco nas regiões inferiores estão nessa lista de “proibidos” da organização.
Qual o impacto disso?
A Coca-Cola e outras empresas que usam o aspartame estão furiosas, chamando a classificação de enganosa e dizendo que isso pode influenciar os consumidores a mudarem seus hábitos.
No caso da Coca, os produtos com baixo teor calórico representam 1/3 de suas vendas. Ainda assim, os analistas acreditam que a transição para um adoçante natural não deve ter tanto impacto na empresa.
Enquanto uns choram… A PepsiCo comemora. Como já havia deixado de usar o aspartame anteriormente, a companhia pode tirar alguma vantagem sobre a concorrente. Agora “pode ser Pepsi?” risos.
Curiosidade: Entre os 10 refrigerantes mais vendidos do mundo, a Coca é top-1, a Coca Diet é top-2 e só depois vem a Pepsi, fechando o top-3.
Informações e imagem: The News / Reprodução
Comments