Apenas 2% da população mundial doa sangue regularmente
Município de Imperatriz realizou 745 testes para doação este ano
Nesta sexta, 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Mas, infelizmente, não há muito o que se comemorar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 2% da população mundial doa sangue regularmente. O índice é considerado baixíssimo e a o Dia Mundial da Doação de Sangue alerta para a importância de fazer dessa uma prática habitual entre um maior número de pessoas.
No ano passado foram realizados apenas 1.906 testes de doação pelo município de Imperatriz e, até maio deste ano, 745 testes já haviam sido contabilizados, segundo dados Secretaria Municipal de Saúde. Outro índice baixo, visto que Imperatriz se aproxima dos 300 mil habitantes.
O enfermeiro da Facimp Wyden, João Vitor Franco, enfatiza a importância da doação. "O Dia Mundial da Doação de Sangue é fundamental para que os olhos do mundo estejam direcionados a esta causa tão nobre, necessária e salvadora de vidas”, afirma.
O profissional ressalta que doar sangue traz inúmeros benefícios, tanto para o doador quanto para o receptor. "Doar sangue diminui o risco de desenvolver câncer, problemas cardiovasculares e preserva o fígado de sobrecarga," explica o enfermeiro.
“Para o receptor, o maior benefício é, sem dúvida, a chance de ter sua vida salva. O sangue é vital e, em casos de doenças específicas, acidentes ou cirurgias de grande porte, por exemplo, sua reposição pode ser a diferença entre a vida e a morte”, explica João Vitor.
SERVIÇO
Para ser um doador é necessário ir até o Hemomar de Imperatriz, localizado na rua Coriolano Milhomem - Centro, próximo ao estádio Frei Epifânio. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 7h30 às 18h.
Segundo João Vítor, é necessário seguir as seguintes orientações para se tornar um doador:
Ter idade entre 16 e 69 anos;
Ter peso superior a 50kg;
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado e sem consumo de alimentos gordurosos nas últimas horas antes da doação;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12h que antecedem a doação; e
Em caso de doador com tatuagem, a doação só pode ser realizada 12 meses após o procedimento. Gestantes ou com suspeita de gestação também não podem ser doadoras.
A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que salva vidas. A conscientização sobre a importância desse gesto é fundamental para aumentar o número de doadores e garantir a saúde de quem precisa.
Informação: Cores Comunicação
Comments