top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Artesanato do Maranhão está confirmado em Feira Nacional no Ceará



Artesãos maranhenses


O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA) vinculado à Secretaria de Turismo de Estado, por meio do Programa do Artesanato do Maranhão, vai participar com cerca de 3.500 peças artesanais da 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura – FENACCE, em Fortaleza/CE. O evento tem como objetivo impulsionar a cultura e o artesanato como atividades produtivas para a economia do Brasil.


Apoiada pelo Programa do Artesanato Brasileiro(PAB), a 5ª Edição da FENACCE será realizada de 26 de setembro a 01 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. O estande coletivo do Maranhão já está sendo preparado para expor e comercializar os produtos selecionados pela coordenação do PAB/MA e contará com a presença de três associações e três artesãos individuais.


Além do artesanato, quem chegar ao estande do Maranhão será recepcionado também pelos artesãos do Ceprama, entre eles, destacamos o Mestre Douglas Lopes, como é conhecido, ele ganhou reconhecimento pela atuação com a representação da cultura popular maranhense e indumentárias de festas juninas feitos com miçangas e canutilhos, que além dos bordados, Douglas levou para a feira miniaturas de embarcações de buriti.


Representando saberes tradicionais, o estande trará a identidade do Maranhão nos bordados de couro de boi, miniaturas, souvenir e as embarcações típicas maranhenses. Os barcos, as bianas e as canoas são muito desejados pelos visitantes que desejam levar algo característico do estado.


Os acessórios vão compor o cenário de atrativos com biojoias de sementes diversas, criações a partir de outras matérias-primas, cascas de coco, tiras de babaçu e linhas. Tudo para mostrar a criatividade do artesão maranhense.


Itens utilitários- cestaria, sousplat, jogos americanos, luminárias, móveis de madeira de construção, tábuas de corte- e aqueles confeccionados por outras técnicas também fazem parte da seleção.


O público vai encontrar o melhor do artesanato maranhense com peças únicas dos artesãos que revelam a tradição da arte bordada em caminho de mesa, toalhas, colchas de cama do sertão maranhense, especialmente do município de São João dos Patos.


Todas as peças produzidas foram escolhidas de acordo com os seguintes critérios de avaliação: referência à cultura popular, criatividade, aplicação da técnica e qualidade do produto, tradição, maior domínio do processo produtivo, porcentagem do trabalho manual, potencialidade de comercialização, estética e consciência ambiental.


Ao longo de seis dias de rodadas de negócios, tendo o artesanato como ponto central, a Feira também vai apresentar ao público uma programação diversificada com oficinas, palestras, atrações culturais, shows e gastronomia.


FENACCE 2023


Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa, a Feira terá participação de 27 estados brasileiros, cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, e receberá, pela segunda vez, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e Apex Brasil, com compradores internacionais de 10 países.


Lista dos artesãos presentes na FENACCE 2023


ARTESÃOS


Francisco Augusto Batista Braga - Tipologia: Madeira


Douglas de Jesus Castro Lopes - Tipologia: Materiais Sintéticos


Lenilda Marques de Lima - Tipologia: Sementes


ENTIDADES REPRESENTATIVAS


ASSOCIAÇÃO CASA DOS BORDADOS FIOS E FORMAS - Representante: Maria Cristina Silva Araújo - Tipologia: Fio e Tecido


COOPERATIVA DE TRABALHO E PRODUÇÃO DE DERIVADOS DE BURITI - Representante: Roberth Wagner Oliveira da Silva - Tipologia: Fio e Tecido


SERVIÇO


O que: Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce)


Quando: 26 de setembro a 1º de outubro


Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)


Entrada: Gratuita


O evento incentiva a doação de 2kg de alimentos não perecíveis


Sugestão de entrevistado: Coordenador de artesanato da Setur-MA - Carlos Martins (098)9 8506-3466


Mais informações: www.turismo.ma.gov.br - @ceprama_setur


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page