Assembleia aprova projeto que garante turismo acessível e inclusivo para pessoas com autismo no Maranhão
- reginaldorodrigues3
- 22 de out.
- 2 min de leitura
Proposta do deputado Wellington do Curso cria diretrizes para adaptar espaços turísticos, capacitar profissionais e promover campanhas de conscientização sobre o turismo inclusivo no estado.

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (21), o Projeto de Lei nº 636/2023, de autoria do deputado Wellington do Curso (Novo), que estabelece diretrizes para o estímulo ao turismo acessível e inclusivo voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A proposição segue agora para sanção governamental.
O texto tem como objetivo garantir autonomia, segurança e dignidade às pessoas com TEA no acesso às atividades turísticas, promovendo a inclusão e o respeito aos direitos fundamentais dessa população. O projeto propõe a adequação de espaços turísticos, como meios de hospedagem, atrações e transportes, além da capacitação de profissionais do setor para o atendimento especializado.
Entre as diretrizes previstas estão o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas, além da realização de campanhas de sensibilização e conscientização para ampliar a participação das pessoas com autismo e de suas famílias nas experiências turísticas no Maranhão.
A proposta também prevê que o Governo do Estado promova campanhas de divulgação das atrações turísticas que atendam aos critérios de acessibilidade e inclusão. As ações poderão envolver publicidade em diferentes mídias, eventos promocionais, feiras de turismo e distribuição de materiais informativos.
Para o deputado Wellington do Curso, a aprovação representa um avanço na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
“O turismo deve ser para todos. Garantir condições adequadas para que pessoas com autismo e suas famílias possam viajar e vivenciar experiências de lazer é também promover cidadania, respeito e inclusão social”, afirmou o parlamentar.
Fonte: Assembleia Legislativa do Maranhão (site oficial)












Comentários