top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Atender bem: MTur compartilha dicas para melhor atender pessoas com deficiência

Cartilha faz parte de uma série de publicações do órgão que promove inclusão e diversidade no turismo



O verão é uma das épocas preferidas pelo turista que deseja viajar pelo Brasil. Com o aumento de procura por hotéis, pousadas e atrativos turísticos, é importante garantir que estabelecimentos e profissionais estejam prontos para receber bem todo visitante. Com 18,6 milhões de brasileiros vivendo com alguma deficiência, é preciso garantir que esse turista encontre ambientes e profissionais bem-preparados para recebê-los. Pensando nisso, o Ministério do Turismo conta com a publicação Dicas para atender bem turistas com deficiência.


A publicação foi produzida em parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nele, o leitor pode entender os conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência, capacitismo e dicas de como atender bem este público.


Para além das explicações básicas sobre acessibilidade, terminologia e segurança, o guia também destrincha, de maneira didática, como atender bem cada tipo de PCD, deixando clara toda a diversidade que abrange o termo. Confira algumas dicas que podem ser encontradas neste guia:


- As pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou idosas demandam atitudes e atendimento condizentes às suas necessidades. Porém, sempre devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas ou abordadas, evitando-se, assim, possíveis constrangimentos.


- Ao oferecer ajuda, pergunte à pessoa com deficiência se e como deseja ser ajudada.


- Não se ofenda se seu oferecimento for recusado, pois nem sempre as pessoas com deficiência precisam de auxílio.


LEGISLAÇÃO – De acordo com a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008) é objetivo da Política Nacional de Turismo democratizar e propiciar o acesso ao turismo no País a todos os segmentos populacionais, contribuindo para a elevação do bem-estar geral.


Para acessar o material completo e ver muito mais dicas sobre como atender bem pessoas com deficiência, clique AQUI.


0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page