top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Aumento de empresas maranhenses no Cadastur impulsiona o turismo no estado

O Cadastur é uma ferramenta valiosa para dar segurança aos turistas e também abre portas para as empresas acessarem benefícios como financiamentos e empréstimos.

O final do ano chegou e muitos já embarcam em busca de aproveitar as tão esperadas férias. Para garantir o bom andamento da viagem, o planejamento é fundamental e isso inclui priorizar a contratação de quem oferece serviços legalizados. A boa notícia?! Nos últimos quatro anos, o número de empresas maranhenses incluídas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, triplicou. Em dezembro de 2019 eram 1.258 registros. Já neste mês, são 3.951, um aumento de 68%. Os números são do levantamento feito pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), que coordena o serviço no Maranhão.


O Cadastur é gratuito, virtual e obrigatório para os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras do setor, organizadores de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo, modalidade MEI (Microempreendedor Individual). Outras 11 categorias, como estabelecimentos como restaurantes, parques aquáticos, marinas, centros de convenções e locadoras de veículos, podem ser cadastradas em caráter opcional.


Segundo informações fornecidas pela coordenadora estadual do Cadastur, Thaís Guimarães, em 2023, ocorreu um aumento de 340 Agências de Turismo, sendo 210 novos registros. Além disso, há atualmente 236 Meios de Hospedagem ativos e 61 Transportadoras. Também houve um crescimento significativo nos cadastros de Restaurantes (cadastro não obrigatório). A maioria dos cadastros do Cadastur, no Maranhão, está concentrada nos Polos São Luís, Chapada das Mesas, Lençóis e Delta.


“Recomendamos que os turistas consultem o site do Cadastur ao planejar suas viagens para garantir uma estadia segura. Através dele, é possível verificar a situação das agências de viagem, hotéis, guias e transportadoras turísticas, o que é um procedimento fundamental para evitar problemas durante a experiência”, alerta a secretária de estado do Turismo, Socorro Araújo.


Cadastur nas Expedições de Turismo


Com o objetivo de fortalecer e estruturar o setor turístico, a Setur-MA promoveu ao longo de 2023 diversas ações para aumentar a adesão e renovação do Cadastur. Nas “Expedições de Turismo”, foram feitas palestras e visitas in loco para a sensibilização dos prestadores de serviços sobre a importância do Cadastur, em estabelecimentos dos 9 polos turísticos do Maranhão.


“As Expedições desempenharam um papel essencial na obtenção de informações sobre as atrações turísticas, permitindo o cadastro e posterior divulgação desses locais. Além disso, as Expedições permitiram ao estado visualizar o padrão desses equipamentos em cada município, levando em consideração a realidade de cada local”, avalia a coordenadora do Cadastur no Maranhão, Thaís Guimarães.


A gestora do Cadastur no Maranhão lembra ainda que as "Expedições de Turismo" desempenharam um papel crucial, permitindo sensibilizar mais de 100 empresários e, como resultado, superar a meta de 800 cadastros estabelecida para o final do ano.


Em 2023, foram visitados 45 destinos turísticos maranhenses e prestadores receberam vistorias criteriosas. O desenvolvimento de empresas registradas também contribui na classificação do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O Cadastur funciona como uma referência para a categorização, que considera o número de empregos e estabelecimentos formais no setor turístico, além de estimar o fluxo de turistas.


Benefícios


Além de ser um recurso valioso para turistas, o Cadastur oferece uma série de benefícios aos participantes. Isso inclui acesso a financiamentos, oportunidades exclusivas de capacitação, suporte em feiras e eventos promovidos pelo Governo do Estado e pelo Ministério do Turismo (Mtur), incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal, além de visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur.


Como é feito o Cadastro?


Para fazer o cadastro basta acessar o site do Cadastur (https://cadastur.turismo.gov.br/ ), preencher um formulário e assinar o Termo de Responsabilidade Eletrônico. Após análise e aprovação do cadastro pelo MTur, o certificado que atesta a regularidade do cadastro ficará disponível na plataforma. O sistema é interligado ao banco de dados da Receita Federal e o certificado tem tecnologia QR Code, que reúne informações sobre os cadastrados. A validade do certificado de formalização é de dois anos no caso de pessoas jurídicas e de cinco anos para os guias de turismo.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page