top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Avenida Paulista é surpreendida com as cores, as toadas e o brilho do São João do Maranhão

O Governo do Maranhão levou uma comitiva para o lançamento do São João do Maranhão 2024 no Hotel InterContinental São Paulo, para a noite desta quinta-feira (2), como forma de promover a festa maranhense. Ao meio-dia, uma prévia da apresentação de lançamento foi realizada na via mais famosa da capital paulista e um dos maiores centros empresariais da América Latina: a Avenida Paulista. Inusitadamente, os brincantes do Boi de Morros atraíram a atenção de todos que passavam no local.


“São Paulo é uma grande vitrine para o Brasil e para o mundo e essa vitrine vai mostrar o nosso São João para todas as pessoas, principalmente para os operadores e agentes de viagem, que vendem e fazem a promoção dos nossos destinos. É importante esse momento quando temos um governador sensível ao turismo para mostrar o quanto o Maranhão é rico em belezas naturais e culturais”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.


Também presente na comitiva para divulgar o maior São João do mundo, o secretário de Estado da Comunicação Social, Sérgio Macedo, destacou o efeito positivo do brilho da festa maranhense em São Paulo.


“Com esse tipo de ação, no ano passado, superlotamos o Maranhão de turistas. Foi o maior público de turistas no São João de toda a nossa história. Então fica para nós a certeza de que é muito positivo esse tipo de promoção e que o Maranhão tem muito a ser mostrado e exibido. São encantos de todas as formas, culinária, história, destinos turísticos paradisíacos”, frisou Sérgio Macedo.


Quem passou pela Avenida Paulista não resistiu à apresentação do bumba meu boi de Morros. O colorido das roupas chamou a atenção de Mariana Lopes que estuda na região e decidiu se aproximar e saber mais da manifestação cultural.


“Estou apaixonada e achei tudo lindo, as músicas, as danças, os instrumentos, é tudo incrível e eu acredito que vale muito a pena conhecer. É muito lindo e emocionante ver que no nosso país enorme temos tanta cultura, tanta diversidade”, afirmou.


A produtora cultural Cyntia Ferreira ficou encantada com a apresentação. Ao saber que teria uma amostra do São João maranhense na Avenida Paulista, ela não teve dúvida e mudou o percurso para poder conferir de perto a manifestação cultural maranhense.


“Eu trabalho na Vila Madalena e peguei o horário de almoço para vir para cá porque eu sou da cultura e acredito que a cultura é isso: pegar todas as partes do país e mostrar para o mundo todo essa riqueza de cultura, e vocês estão mostrando o bumba-meu-boi. Quem for querer estudar [essa manifestação] vai se emocionar, são lindas as histórias e os contos”, disse.


Mesmo quem já conhecia a festividade não deixou a oportunidade passar em branco, como a aposentada Nilza Bonfim, que há mais de 30 anos viaja ao Maranhão no mês de junho para viver o São João.


“É muito importante para o povo conhecer os sotaques que o Brasil tem, que o Maranhão tem. O sotaque de matraca, o tambor, tudo é muito importante. Eu amo o bumba-meu-boi e sempre me emociono”, relatou.


Para a atriz Bella Sousa, o momento na Avenida Paulista foi um reencontro com o lar. Nascida em São Luís, há quatro anos ela se mudou para São Paulo e a apresentação a deixou emocionada.


“Eu não consegui me conter, na hora que eu peguei o meu celular para gravar eu comecei a ver os detalhes do boi, lembrar como ele é lindo, as coisas que têm escritas, e fiquei emocionada. Uma mistura de emoções. Eu estava gravando e tentando dançar junto com as índias e nesse momento eu me teletransportei um pouquinho para o que é o São João do Maranhão. O governador Brandão está de parabéns”, afirmou.

O presidente do Boi de Morros, José Carlos Lobato, que também faz a função de amo e cantador do boi, justifica a emoção que contagiou as pessoas na Avenida Paulista como reflexo da riqueza cultural maranhense.


“Louvamos a Deus por essa maravilhosa oportunidade de levarmos para o mundo essa grandiosa amostra da diversidade cultural do nosso querido Maranhão. Dizemos para todo mundo que não há nada parecido com a beleza, com a grandeza, com a felicidade e com a alegria que brota nesse período junino que se avizinha, onde o maior São João do mundo aflora nos sotaques de matraca, orquestra, zabumba, pandeirões, costa de mão, na diversidade cultural, que faz manter viva a nossa cultura”, declarou.


A intervenção realizada na Avenida Paulista, assim como o lançamento do São João do Maranhão 2024 no Hotel InterContinental São Paulo, são ações coordenadas pelas secretarias de Estado da Comunicação (Secom), de Turismo (Setur) e da Cultura (Secma). A iniciativa reforça a posição do São João como a principal manifestação cultural maranhense no cenário nacional de festas. O objetivo é impulsionar o turismo no Maranhão, aumentando o fluxo de visitantes durante os festejos juninos.


Informação: MA.gov

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page