Azul negocia fazer uma fusão com a GOL
Depois que a GOL pediu recuperação judicial nos EUA com mais de R$ 20 bilhões em dívidas, a Azul está de olho na empresa para fazer uma possível fusão.
• Nesse cenário, uma holding que tem participação na GOL passaria as ações que tem para a Azul, recebendo em troca uma participação na empresa criada depois da junção.
O tamanho do deal: Se a fusão de fato acontecer, a nova companhia aérea vai concentrar 52% de todos os assentos em voos domésticos no Brasil.
Em alguns casos, a nova empresa seria a única a operar em determinadas rotas entre cidades do país.
Além disso, a junção das concorrentes deixaria o Brasil com apenas duas grandes companhias aéreas — a “Gol Azul” e a Latam. Como comparação, nos EUA são 15.
Será que o CADE aprova? Como a concorrência ficaria menor, os preços das passagens correriam o risco de ficar mais altos — hoje, já estão no nível mais alto em 14 anos, com um aumento de mais de 80% em só quatro meses.
De qualquer forma, a operação precisaria ser aprovada por um órgão regulador.
Zoom out: O Brasil transportou 112 milhões de passageiros no último ano — batendo o melhor resultado desde 2020. Para este ano, a previsão é movimentar US$ 964 bilhões em território nacional.
Texto e imagem: The News/Reprodução
Posts recentes
Ver tudoA Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, irá realizar nesta...
Comments