Barreirinhas atinge maior nota do IDEB da história da cidade
O índice de 5,3 posiciona o município acima da média geral do Estado (5,1) para as séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.
O município de Barreirinhas mais uma vez é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2024, tanto nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto nos anos finais, da educação básica, atingindo a meta estipulada de 5,3, acima da média do Estado que era de 5,1, figurando como a melhor nota das cidades que compreende a região do baixo Parnaíba.
Os dados que mostram o avanço na educação de Barreirinhas, foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que apontam que o município atingiu a meta, ficando a frente do Ideb do Estado (5,1), e de cidades como; Urbano Santos (4,4) e Belágua (4,6), que estão bem abaixo da meta do estado.
Esses resultados já eram esperados e, tinha que acontecer mais cedo ou mais tarde e o óbvio acabou acontecendo, fruto de um trabalho sério e compromisso com a melhoria na educação e na qualidade de vida de todo barreirinhense.
A educação de Barreirinhas nos últimos anos recebeu maciços investimentos nos seus espaços físicos, na requalificação dos professores de toda Rede Municipal, fazendo com que o município alcançasse uma posição de destaque, como agora.
Como o Ideb é composto?
O indicador é calculado com base em dois componentes: rendimento e desempenho. O rendimento é a média harmônica das taxas de aprovação dos anos ou séries que compõem cada etapa da Educação Básica (Ensino Fundamental anos Iniciais, Finais e Ensino Médio), calculado com base nos dados de fluxo do Censo Escolar.
O desempenho é a média de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, obtida por meio do resultado das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb.
De acordo com secretária municipal de Educação, Maíra Sousa, "além de superar as marcas de 2019, 2021, superando em muito as marcas estipulada para todo o Maranhão. O índice obtido por Barreirinhas posiciona o município como uma das melhores educações do Estado" pontuou a Secretária.
Em 2023, 14.288 alunos estavam matriculados no 5º ao 9⁰ ano nas escolas da rede municipal de Barreirinhas. 2.100 alunos fizeram a Prova Brasil, avaliação que gera os resultados deste Índice, agora divulgados. A Prova Brasil, avaliação que gera os resultados deste Índice, é feita a cada dois anos.
Ainda de acordo com a Secretária, "é satisfatório acompanhar e participar da ascensão destas escolas". Não é uma conquista só da gestão! É uma conquista do nosso Prefeito, que acreditou em nosso trabalho. É uma soma de ações entre docentes, pais e responsáveis pelos alunos, além é claro, das crianças sempre dedicadas e de toda comunidade de Barreirinhas, finalizou, Maíra Sousa.
Comentarios