top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Barreirinhas ganha nova Unidade de Conservação e Proteção Ambiental

No dia Internacional do Meio Ambiente Barreirinhas presenteia o Maranhão com novo Parque Ambiental no entorno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

No dia de ontem (04/05), foi assinado pelo prefeito Dr. Amílcar Rocha o Decreto 224, criando mais uma Unidade de Conservação no município de Barreirinhas: Parque Natural Municipal dos Pequenos Lençóis, uma Área de Proteção Natural que dará sustentação natural dos Pequenos Lençóis.


A nova Unidade de Conservação vem apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas no entorno do Parque, a fim de reduzir a perda de biodiversidade daquele espaço natural e, se soma a outras unidades de conservação e outras áreas protegidas, sob diferentes estratégias da gestão municipal, que é a valorização e proteção do PARNA LENÇÓIS.

"Este novo espaço é um marco na nossa luta pela preservação do meio ambiente e pela proteção das nossas riquezas naturais. Os Pequenos Lençóis são um bem maior que todos nós devemos preservar para as futuras gerações. Sua biodiversidade e beleza única fazem deste lugar um verdadeiro tesouro. Falou Dr. Amílcar Rocha


Com essa nova Unidade de Conservação Municipal, Barreirinhas ganha um novo reforço no seu desenvolvimento sustentável e a conservação do seu ativo maior, os Lençóis Maranhenses, o Rio Preguiça e suas dezenas de afluentes.


O Parque Natural Municipal dos Pequenos Lençóis, vai proporcionar ao município de Barreirinhas, ganhos no desenvolvimento de ações integradas que potencializam os benefícios para a conservação da biodiversidade na região, que em breve será reconhecido pela UNESCO, como Patrimônio Natural da Humanidade.


O Parque Natural Municipal dos Pequenos Lençóis, tem uma área superficial de 8.543,00 hectares, com frente a norte para a o oceano Atlântico e fundo a sul para a região central do município de Barreirinhas – MA.

Sustentabilidade e objetivos do Parque Natural Municipal dos Pequenos Lençóis:


I - Preservar os ambientes naturais ali existentes, com destaque para os campos de dunas e paleodunas, exemplares vegetais e espécies da fauna existente no local;


II - Proteger o mosaico cênico formado pelas dunas, lagoas, lagunas, rios, praia, mar e vegetação associada;


III - Garantir a manutenção dos rios, lagoas e lagunas ocorrentes no Parque, fundamentais na fixação das dunas;


IV - Proteger amostra significativa do manguezal, um dos ambientes naturais mais ameaçados do Brasil;


V - Realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.


Parágrafo único. A exploração de que trata o inciso V deste artigo não poderá causar danos aos atributos ambientais do Parque Natural Municipal dos Pequenos Lençóis.

O Parque tem como objetivos proteger e conservar os sistemas naturais essenciais à biodiversidade, especialmente os recursos hídricos, visando à melhoria da qualidade de vida da população local, à proteção dos ecossistemas e ao desenvolvimento sustentável e terá sua gestão e manejo gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme o decreto.

O documento estabelece o zoneamento e as normas de uso, além do uso dos recursos naturais do novo Parque, que é a conservação da vida em todos os seus sentidos.


O Parque Natural Municipal dos Pequenos Lençóis, guarda em suas trilhas uma diversidade plantas, animais e microrganismos que compõem a rica diversidade ambiental da região do Lençóis Maranhenses e seu entorno.

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page