top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Brasil pode ganhar mais um Patrimônio da Humanidade


Localizado no litoral oriental do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode engrossar a lista de patrimônios naturais da Humanidade.


No final do último mês de agosto, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a 250 km da capital São Luís, recebeu a visita técnica de avaliadores da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), uma das etapas do processo de validação de informações para a candidatura ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco.


Durante a visita de cinco dias, que contou também com a presença de representantes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do Ministério do Meio Ambiente e do Governo do Maranhão, os avaliadores estiveram em povoados como Betânia, Rancharia e Ponta Verde, no município de Santo Amaro, além do vilarejo de pescadores de Atins, em Barreirinhas.


Assim como lembra o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia responsável pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros da lista dos patrimônios da Unesco, um Patrimônio Natural pode ser “formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais”, “habitats de espécies ameaçadas” e áreas de “valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal”.

“É um parque de paisagem única e especial, além de possuir características geomorfológicas sem par no planeta”, acredita Bernardo Issa, coordenador de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente.


De acordo com lista divulgada pelo Ministério do Turismo, o Brasil tinha, até o ano passado, 23 Patrimônios da Humanidade, em 17 estados, divididos em Patrimônio Cultural, como as cidades históricas de Ouro Preto, Salvador e Olinda; e Patrimônio Natural, como o Parque Nacional do Iguaçu, parte do Pantanal e as ilhas atlânticas Atol das Rocas e Fernando de Noronha.


Os próximos passos dos Lençóis Maranhenses


Segundo o ICMBio, a expedição recente coletou informações que serão consolidadas em um relatório que será entregue à área técnica da IUCN, em até 30 dias. Na sequência, um grupo de trabalho deverá decidir as recomendações técnicas, a partir do relatório elaborado.


Em dezembro deste ano, o grupo divulgará as recomendações e a decisão sobre a aprovação do relatório final que, no início de 2024, será enviado ao comitê responsável da Unesco.


Conforme informou o ICMBio, a decisão de concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está prevista para ocorrer no início do segundo semestre de 2024


Informações: Com informações: Ministério do Turismo / ICMBio / IPHAN / Viagem em pauta

0 comentário

Comentarios


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page