top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Circuito Agroturismo SLZ e a valorização do turismo local são apresentados durante Expo Indústria


Para além de oferecer uma experiência singular, o circuito visa estimular a economia local, fomentando o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental na Grande Ilha.


Na programação da Expo Indústria do último dia 12 de novembro, a Arena Sebrae recebeu alguns dos representantes do Circuito Agroturismo SLZ para a apresentação dos seus empreendimentos e alguns resultados conquistados pelo projeto.


O Circuito foi lançado em 7 de julho de 2023 no Ecoparque Raposa – Haras 4 Irmãos e se destaca como um marco significativo no turismo rural da Região Metropolitana de São Luís.

Na Expo Indústria, Flávia Cantalamessa, consultora do Sebrae, atuou como mediadora, do destacando o talk show que tratou dos resultados do circuito. Para ela, "a presença dos empreendedores no evento, não apenas evidencia o sucesso do Circuito Agroturismo SLZ, mas também sublinha a determinação dos empresários locais em preservar a cultura, o meio ambiente e a oferta de uma experiência singular aos visitantes".


Abrangência - O Circuito Agroturismo SLZ abrange os municípios de São Luís, Raposa, Paço Lumiar e São José de Ribamar, surge como o primeiro Circuito com esse perfil na região. O projeto visa promover o turismo rural, evidenciando os processos produtivos locais e os empreendimentos da área. Além de estimular a conservação ambiental, o Circuito busca gerar oportunidades de emprego e fortalecer os laços entre as comunidades participantes. O Durante o projeto também aconteceu o FAMTOUR, realizado nos dias 29 e 30 de agosto, “ O Famtour foi crucial para consolidar parcerias com agências de receptivo e guias de turismo, integrando o Circuito Agroturismo SLZ em seus portfólios”, ressaltou a consultora.

Os empreendimentos participantes (Ecoparque Raposa - Haras 4 Irmãos, Sítio Cajueiro, Vivêro Pôr do Sol, Sol Nascente Apiário, Plantas Alberto, Vivenda Orgânica, Aventura Rural, Marisqueiras do Timbuba, Ilha do Sururu, Sítio Pantanal e Fazendinha Parque Raposa) oferecem uma rica variedade de atividades, desde visitas a fazendas e sítios até experiências gastronômicas autênticas. Além de proporcionar uma experiência única, o circuito busca impulsionar a economia local, promovendo o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental na Grande Ilha do Maranhão.


Durante a apresentação, empreendimentos como Sítio Sol Nascente, Sítio Cajueiro e Plantas Alberto foram destacados como exemplos inspiradores. “Começaram a produção com 5 enxames. E o lucro sempre foi investido na propriedade, para organizar a produção e comprar equipamentos. Hoje possuímos marca própria e a partir do circuito começamos a receber alunos, grupos de turistas e visitas individuais”, informou Adriana Alves, proprietária do Sítio Sol Nascente.


Para Carlas Garcês, do Empreendimento Plantas Alberto, a chegada do Sebrae ao empreendimento foi muito significativa, “O Projeto Agroturismo foi a virada de chave para desenvolvermos o nosso produto. Já recebemos alguns grupos a partir do Circuito e estamos muito felizes pelo Plantas Alberto está sendo procurado diariamente por grupos e famílias para conhecerem nossos espaços”, destacou.


Informação: Sebrae MA


0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page