Conheça os Patrimônios Históricos Culturais do Brasil
O Brasil, segundo a Unesco, é o 13º país no ranking com maior número de patrimônios da humanidade, pois possui 22 bens tombados em 17 estados. Gosta de conteúdos sobre turismo? Então neste texto, você irá descobrir o que são e onde encontrar os patrimônios históricos culturais do Brasil!
O que é patrimônio histórico e cultural?
De acordo com o Brasil Escola, o termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que devido à sua importância, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a humanidade.
Além disso, quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico cultural por algum órgão ou entidade especializado, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Ou seja, podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas, construções e conjuntos arquitetônicos, festas e festividades, músicas, elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.
Enfim, o que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a consequente manutenção cultural daquele povo.
Patrimônios Históricos e Culturais Tombados no Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é o órgão a nível federal que elege, protege e promove os bens culturais do Brasil. Além disso, a gestão do patrimônio pelo IPHAN é dividida em quatro categorias:
Patrimônio Material:
Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Histórico
Belas Artes
Artes Aplicadas
Patrimônios Imateriais;
Patrimônio Arqueológico;
Patrimônios Mundiais:
Patrimônio Mundial Cultural e Natural
Patrimônio Cultural Imaterial
Já a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) é uma entidade vinculada à ONU que, dentre outras funções, promove a proteção e a preservação do patrimônio da humanidade.
Mas para ser Patrimônio Mundial da Unesco, os locais devem ser excepcionalmente importantes para a humanidade e atender a pelo menos um dentre os dez critérios de seleção. Você pode conferir quais são esses critérios no site da Unesco (em inglês). Até agora, existem 1121 bens tombados como patrimônio da humanidade, em 167 países mundo afora.
Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil
Ouro Preto/MG
A antiga Vila Rica foi palco de muitos acontecimentos que influenciaram a história do Brasil. Além disso, visitar igrejas e museus, conhecer antigas minas de ouro e andar de trem são algumas das ofertas sobre o que fazer em Ouro Preto.
Centro histórico de Olinda/PE
O Centro histórico de Olinda/PE aparece na seleta lista de cidades históricas a conhecer no Brasil por ser resultado do que a economia açucareira foi capaz de realizar. Por exemplo, as igrejas, em composição com áreas verdes e com o mar, formam paisagens incríveis.
Ruínas de São Miguel das Missões/RS
O que restou da Igreja de São Miguel do Arcanjo é parte notável da história do Brasil envolvendo as Missões Jesuíticas do século 18.
Centro histórico de Salvador/BA
Os inúmeros prédios e igrejas daquela que um dia foi capital do país continuam a contar parte crucial da história.
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos/MG
Os Doze Profetas que protegem a entrada do Santuário são considerados a obra máxima de Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho.
Brasília/DF
Símbolo máximo da arquitetura modernista do século XX, a capital do Brasil, concebida por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, segue atraindo admiradores e críticos.
Parque Nacional da Serra da Capivara/PI
Nesse sítio arqueológico do Brasil estão pinturas rupestres de mais de 25 mil anos. Além disso, o parque abriga ainda uma imensa diversidade da fauna e da flora típica da Caatinga.
Centro Histórico de São Luís/MA
Famoso pelos quarteirões retangulares e os prédios ornados com azulejos portugueses, São Luís é excelente porta de entrada para outro destino: os Lençóis Maranhenses.
Centro Histórico de Diamantina/MG
O antigo Arraial do Tijuco, um dos destinos mais incríveis de Minas Gerais, nasceu baseado na extração de diamantes. Além disso, a terra continua a preservar suas particularidades arquitetônicas e culturais.
Centro Histórico da Cidade de Goiás/GO
Por quase 200 anos essa foi a capital do estado de Goiás. A cidade, conhecida também como Goiás Velho, conserva muito bem não apenas seu patrimônio arquitetônico, como também a vida pacata típica do interior do Brasil.
Praça São Francisco/SE
Erguida durante a União Ibérica, essa praça em formato de quadrilátero, em São Cristóvão, une características portuguesas e espanholas como nenhuma outra.
Rio de Janeiro/RJ
O conjunto arquitetônico, em meio às montanhas e à vegetação, ladeado pelo Oceano Atlântico e pela Baía de Guanabara, tornam o Rio um lugar único.
Conjunto Arquitetônico da Pampulha/MG
Quem caminha pela Lagoa da Pampulha hoje não imagina a importância arquitetônica que o complexo desempenhou na década de 40. Mas, a lagoa e seus quatro prédios tombados são parte muito importante de Belo Horizonte.
Sítio Arqueológico do Cais do Valongo/RJ
Durante metade do século 19, esse porto no centro do Rio foi porta de entrada para quase 1 milhão de escravizados. Além disso, o mais espantoso é saber que um lugar de relevância como esse foi redescoberto em escavações apenas em 2011.
Patrimônios Naturais da Humanidade no Brasil
Parque Nacional do Iguaçu/PR
As 275 magníficas quedas, possíveis de serem vistas pelo lado brasileiro e pelo lado argentino, são a atração número um dentre o que fazer em Foz do Iguaçu.
Reservas de Mata Atlântica do Sul e Sudeste/PR e SP
Vinte e cinco áreas protegidas no Paraná e em São Paulo preservam a riqueza da fauna e da flora da Mata Atlântica. Mas infelizmente, por ser o bioma predominante da zona costeira, sofre com o desmatamento resultante do alto índice de urbanização.
Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento/ES e BA
Oito áreas protegidas, entre parques nacionais, reservas biológicas e reservas especiais, entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia merecem atenção pela biodiversidade e pela quantidade de espécies ameaçada de extinção.
Amazônia Central/AM
A confluência do Rio Negro e do Rio Solimões e as duas áreas protegidas dos arredores abrigam grande parte do ecossistema típico da Amazônia. Além disso, uma delas, Anavilhanas, está entre os destinos pouco conhecidos no Brasil.
Leia Mais: Blog Bonitour
Posts recentes
Ver tudoA Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, irá realizar nesta...
Comments