Detox digital: Atins é destino ideal para ter mais contato com a natureza
- reginaldorodrigues3
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Tendência de viagens silenciosas impulsiona busca por refúgios que priorizam o bem-estar mental e menor exposição às telas

Desconectar-se virou artigo de luxo em um mundo hiperconectado. Mais do que permitir o descanso, as férias podem ser o momento ideal para o detox digital — prática que visa reduzir o uso de dispositivos eletrônicos a fim de diminuir o estresse e aumentar a interação com o mundo físico. Essa busca por equilíbrio se reflete nos números: segundo o Ministério do Turismo, 36% dos brasileiros têm interesse em experiências turísticas silenciosas e em contato direto com a natureza.
Longe da agitação das grandes cidades, o remoto vilarejo de Atins, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, convida o visitante a trocar o brilho das telas pelo espetáculo natural das dunas, lagoas, rio e praia. O destino fica a uma hora de barco da área central do município de Barreirinhas (MA), mas a distância compensa pelo clima sossegado vivenciado por quem caminha por suas ruas de areia.

Hospitalidade e preservação
Essa demanda por refúgios de tranquilidade tem moldado a hotelaria na região, que busca unir o conforto à rusticidade necessária para a imersão no destino. No hotel Vila Aty, por exemplo, a proposta é que a hospedagem funcione como uma extensão do ecossistema. “Em um destino como Atins, é fundamental oferecer uma experiência de hospitalidade integrada à natureza e que valorize a cultura local. Isso propicia uma imersão real no destino e favorece o detox digital”, comenta o empresário Saulo Prazeres, sócio-diretor do hotel Vila Aty.
Na visão dele, a manutenção do silêncio e das paisagens intocadas de Atins depende diretamente da adoção de práticas que respeitem o meio ambiente e a comunidade local. “Entendemos que o nosso maior ativo é a natureza exuberante. Operar com o máximo respeito ao território, desde a gestão de resíduos até a valorização da mão de obra local, é o que sustenta a experiência do hóspede e faz com que o turismo seja uma poderosa ferramenta de preservação”, avalia Prazeres.

A natureza como cronômetro
Diferente de destinos onde dispositivos eletrônicos são indispensáveis, em Atins o ritmo é ditado pelas marés e pelo vento. O isolamento geográfico e o cenário preservado são características valiosas para quem busca calmaria. Apesar de o local dispor de internet, a desconexão digital acontece de forma orgânica, pois, para quem se propõe a vivenciá-lo de maneira plena, o poder de atração das tecnologias dá lugar à contemplação da natureza e à observação do modo de vida local.
Informação: Vieira - Assessoria de Imprensa












Comentários