Dia Mundial da Prevenção do Afogamento: Ministério do Turismo e Sobrasa alertam turistas sobre prevenção nas águas brasileiras
Iluminação de monumentos públicos e ações de engajamento estão entre as atividades planejadas para marcar a data
O afogamento mata pelo menos 15 pessoas por dia no Brasil, sendo que três delas são crianças. Para chamar a atenção dos turistas que se divertem nos mares, rios e piscinas espalhados pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), aderiu à iniciativa global que visa conscientizar a população a respeito do problema afogamento e sua solução: a prevenção. Entre as ações planejadas para marcar a data, as cidades e entidades públicas e privadas estão sendo convidadas a iluminarem monumentos e edifícios de azul (em alusão ao movimento mundial Go Blue). Em 2023, foram iluminando 1.358 locais e monumentos emblemáticos, incluindo o Cristo Redentor.
“Precisamos estar atentos a atitudes que possam prevenir o afogamento, em especial em áreas turísticas, para garantir a segurança dos nossos turistas, evitando esses acidentes, para que os passeios sejam sempre boas lembranças”, afirmou a coordenadora de Turismo Responsável do MTur, Laís Campelo.
Outra ação é o incentivo à prática de atividades aquáticas, mas adotando cuidados para que sejam realizadas de maneira seguras. Para isso, a Sobrasa criou um plataforma e tem estimulado a população a alimentar, com informações sobre o tempo e onde praticaram essas atividades. Até o momento, já foram computados mais de 57 mil quilômetros, o equivalente a soma de uma volta inteira no planeta, o que demonstra o engajamento e a determinação em garantir a segurança nas águas do Brasil.
A jornada terá encerramento simbólico, no próprio dia 25 de julho, no maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio, no Rio de Janeiro, quando os visitantes do aquário terão a oportunidade de ouvir orientações e receber materiais técnicos e lúdicos de orientação à prevenção ao afogamento.
"É uma maneira simbólica que temos de chamar a atenção de todos os brasileiros, que adoram atividades aquáticas, que o prazer dessas atividades deve estar sempre atrelado aos cuidados com a prevenção. Nosso objetivo maior é unir os brasileiros na luta contra o afogamento”, ressalta David Szpilman, secretário Geral da Sobrasa.
DICAS - As ações de prevenção são as de maior importância na redução da mortalidade por afogamento. Além de advertências e avisos nos locais os turistas podem adotar cuidados nas atividades do lazer, trabalho, ou esportes praticados na água.
Conheça algumas dicas relacionadas pelo Ministério do Turismo e a Sobrasa:
1. Nade sempre perto de um guarda-vidas.
2. Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para o banho.
3. Não superestime sua capacidade de nadar – 46.6% dos afogados acham que sabem nadar.
4. Tenha sempre atenção com as crianças.
5. Nade longe de pedras, estacas ou piers.
6. Evite ingerir bebidas alcóolicas e alimentos pesados, antes do banho de mar.
7. Crianças perdidas: leve-as ao posto de guarda-vidas
8. Mais de 80% dos afogamentos ocorrem em valas. A vala é o local de maior correnteza, que aparenta uma falsa calmaria que leva para o alto mar. Se você entrar em uma vala, nade transversalmente à ela até conseguir escapar ou peça imediatamente socorro.
9. Nunca tente salvar alguém em apuros se não tiver confiança em fazê-lo. Muitas pessoas morrem desta forma.
10. Ao pescar em pedras – observe antes, se a onda pode alcançá-lo.
11. Antes de mergulhar no mar – certifique-se da profundidade.
12. Afaste-se de animais marinhos como água-viva e caravelas.
13. Tome conhecimento e obedeça as sinalizações de perigo na praia.
SOBRE A SOBRASA - A instituição sem fins lucrativos, fundada em 1995 com a missão de “unir o Brasil para reduzir os afogamentos” utilizando para isto mais de 15 programas educacionais de prevenção esportivos, recreativos, sociais e culturais por todo Brasil.
É a primeira entidade nacional desta natureza em toda a América do Sul, representante no Brasil da Federação Internacional de Salvamento Aquático (ILS) e parceira da Organização Mundial de Saúde na luta contra os afogamentos em todo mundo.
Informação: Ministério do Turismo
Posts recentes
Ver tudoA Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, irá realizar nesta...
Commenti