top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Ecossistema Local de Inovação de Balsas é finalista do Prêmio Nacional de Inovação

Os vencedores do 8º Prêmio Nacional de Inovação serão revelados em cerimônia que acontece nesta terça-feira (26), em São Paulo.

O Maranhão é destaque no 8º Prêmio Nacional de Inovação com presença do Ecossistema Local de Inovação Balsas (ELI Balsas) como um dos três finalistas na categoria "Ecossistema de Pequeno Porte". O ELI Balsas é o único representante do Norte e Nordeste na final. A cerimônia de premiação acontece hoje (26) a partir das 19h, em São Paulo.


Na cerimônia, o Ecossistema de Balsas vai ser representado pela diretora de Administração e Finanças, Edila Neves, acompanhando os membros do comitê gestor do ELI Balsas: o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, o secretário de articulação política de Balsas, Adriano Tito e o professor universitário e consultor do Sebrae, Roger Muller.


Edila Neves ressalta a representação dessa conquista para a região de Balsas e para o estado do Maranhão. “Com apenas dois anos de existência, o Ecossistema de Inovação de Balsas tem demonstrado o seu potencial e o impacto no cenário da inovação no Maranhão e para o Sebrae é de grande importância fazer parte desse contexto, uma vez que a inovação para os pequenos negócios é algo de extrema relevância para manutenção e conquista de novos mercados”, reforça.

Trajetória de sucesso


O ELI Balsas, uma iniciativa do Sebrae baseada na metodologia da Fundação Certi, tem demonstrado como o apoio e fomento a inovação pode transformar uma região. O ecossistema concentra seus esforços em quatro eixos prioritários: Cadeia do Agro, Cadeira do Turismo, Logística e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Esses setores foram escolhidos estrategicamente para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.


Desde sua implementação em 2021, o ELI Balsas tem desempenhado um papel crucial na introdução do tema da inovação na comunidade local. Suas ações incluem a promoção de eventos, capacitações e a criação de um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras. Em 2023, foi realizado o Balsas Summit, evento que reuniu profissionais renomados na área de inovação de vários estados e lançou a primeira turma de pré-incubação de startups: o Cocreation Lab Balsas.


Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, a expectativa é a melhor possível. “Esse reconhecimento no Prêmio Nacional de Inovação é uma prova da dedicação e paixão das pessoas por trás do ELI Balsas, que têm trabalhado incansavelmente para transformar Balsas em um polo de inovação. Independentemente do resultado final, a presença do ELI Balsas como finalista nessa premiação em dois anos de implementação é uma conquista notável que fortalece o compromisso com a inovação na região”, exalta.


Sobre o prêmio


O Prêmio Nacional de Inovação é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae que reconhece as melhores práticas de inovação do país. Em sua oitava edição teve 3.005 inscritos de todos os estados. Nove ecossistemas de inovação (pequeno, médio e grande porte), oito pesquisadores e 39 empresas foram pré-selecionadas e entraram na reta final.


Além do evento presencial, em São Paulo, a cerimônia terá transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=V5dy1ZQKQ_M


Informação: Sebrae MA


0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page