top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Empresários maranhenses participam da 50ª ABAV Expo com apoio do Sebrae e parceiros estaduais

Caravana terá 48 empresários, abrigados no estande do Maranhão, organizado pela Setur-MA. Paralelamente à Abav Expo, acontece o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções.

Com a expectativa de realizar negócios, articular parcerias e divulgar seus empreendimentos, 48 empresários do Maranhão participam da 50ª Abav Expo, entre os dias 27 e 29, no Riocentro, Rio de Janeiro – RJ. O evento tem o Sebrae como um dos parceiros em nível nacional.


Este ano, são esperados no evento cerca de 36 mil visitantes e mais de 2 mil marcas expositoras, entre companhias aéreas, destinos internacionais e nacionais, eventos, cruzeiros, hospedagem, aeroportos, seguros, operadores, agências de viagem, vistos, transportes rodoviários, instituições financeiras, locadoras, telefonia e tecnologia.

O evento continua com forte apelo de mercado e relacionamento, mas celebra também o olhar do setor para o ESG. Atividades que vão desde a doação de sangue ao incentivo ao reuso de garrafas para reabastecimento de água em cada pavilhão, às ações de compensação de carbono, o Projeto Jornada ABAV ESG será um convite para uma reflexão sobre práticas sustentabilidade na cadeia do turismo.


A abertura está prevista para as 9h, do dia 27/09, com participações da presidente da entidade, Magda Nassar, de convidados e autoridades, como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o governador Carlos Brandão. A expectativa é de participação de 2 mil pessoas na cerimônia e na palestra com o cofundador da Apple, Steve Wozniak. Também programado show com o cantor Diogo Nogueira, aberto ao público credenciado no evento, comemorativo ao Dia Mundial do Turismo.

Entre os destaques deste ano, a participação de 50 compradores de países como a Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. E, ainda, a oferta de mais de 60 palestras, painéis e capacitações gratuitos, na ABAVTalks (antiga Vila do Saber), destinada à troca de experiências e conhecimentos, em seis arenas temáticas. Também destaque, o ABAV Travel Tech e Espaço das Operadoras, a Ilha de Tecnologia, direcionada a empresas que tem como propósito a inovação no Turismo.


Paralelamente à Feira, acontece o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções, organizado pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, para divulgação, reuniões técnicas e promoção da Rota, que este ano completa 18 anos de existência.


Maranhão terá forte presença no maior evento de turismo do Brasil


O Maranhão estará presente em três espaços: no estande do estado, espaço de 100m² organizado pela Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/MA; no espaço do 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções, onde ocorre ampla programação durante os três dias do evento e no espaço do Sebrae Nacional, onde acontecem painéis, palestras e workshops e programação especial. No local, São Luís e 11 outras cidades participantes do programa Turismo Futuro Brasil (apoiado pelo Sebrae e BID) terão destaque em ativações demonstrativas de ações adotadas no processo de transformação dessas localidades em Destinos Turísticos Inteligentes. O secretário Saulo Ribeiro será um dos painelistas em evento no estande, onde também acontece a divulgação de boas práticas como o Centro de Atendimento ao Turista Online e o Mobiliza São Luís.


“A organização da caravana teve participação da ABAV-MA, sendo preparada em conjunto com parceiros como o Sebrae, a Setur/MA e com a adesão, este ano, da Fecomércio. Isso permitiu, por exemplo, a união das instituições para capacitar os empresários, com mentorias, para que possam vender com sucesso o que de melhor temos no destino Maranhão. Minha expectativa como colaborador é que a Abav Nacional mostre nos seus 50 anos de Abav Expo o melhor desses anos de experiência e o trade saia fortalecido, abastecido de muitas informações, trazendo para as empresas produtos que possam ser competitivos em nosso estado”, avaliou Jansen Santos, presidente em exercício da Abav-MA.

Estande estratégico – O estande do Maranhão foi pensado como estratégia para fortalecer o turismo e os negócios dessa cadeia. O espaço reunirá vivências da cultura, gastronomia e artesanato, alojando representações de todos polos indutores estaduais. Também terão ênfase atividades de promoção institucional e comercial do destino Maranhão, de destinos turísticos inteligentes (São Luís), por meio de ativações e da aproximação entre operadores (nacionais e internacionais) com os empreendimentos maranhenses presentes. Também estão programadas reuniões técnicas e o lançamento de produtos.


Os empresários terão, ainda, acesso a uma ampla programação de capacitação, rodadas de negócios e de articulações comerciais, programadas para dois locais: um, onde estarão concentrados os destinos nacionais, e um ambiente que vai reunir operadores internacionais.

Para o empresário Paulus Pinheiro (da MDM Turismo, de São Luís), a 50ª Abav Expo, deve favorecer a divulgação e promoção do destino Maranhão e, principalmente, “parcerias com operadoras nacionais”. Já o representante da Vila Capininga Ecopousada (Santo Amaro) e secretário da Instância de Governança Lençóis-Delta, Matheus Oliveira, ressalta que será “um evento histórico, que deve conectar o mundo do turismo e colocar o Maranhão, seus destinos e atrativos numa vitrine interessante”. “Como empresário, espero fazer negócios proveitosos para a pousada e agência de turismo e firmar parcerias que possam desenvolver o território do nosso polo Lençóis e Delta”, completou ele.

O diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, destaca as possibilidades de conexão e capacitação. “De forma articulada e integrada, o Maranhão marca presença com uma caravana significativa, organizada em alinhamento com a Abav-MA, Setur e Fecomércio, onde os empresários terão acesso a conhecimento, poderão fazer negócios e interagir com os mais diversos players do turismo, em um saudável intercâmbio muito benéfico para o Maranhão e os diversos polos do nosso estado”, explicou o executivo.

Sobre a ABAV Expo


A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, maior evento do mercado do Turismo brasileiro e da América Latina. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo, sendo grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações.


Em 2021, após a pandemia, retornou à sua característica itinerante e aconteceu em Fortaleza (CE). Em 2022, foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br


Informação: Sebrae MA



0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page