top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Encontro de gestores: Planejando a roteirização turística no Maranhão


No segundo e último dia do Encontro de Gestores, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), foi dado início ao planejamento da criação de roteiros turísticos integrados por região. Grupos de trabalho propuseram a integração dos atrativos dos 9 polos turísticos do Maranhão, representados no evento, evidenciando a relevância das discussões. Além disso, foram realizadas palestras com representantes do Ministério do Turismo (MTur), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Banco do Nordeste (ICMBio).


“É essencial compreendermos profundamente as riquezas e potencialidades de cada região, para então planejar estrategicamente o desenvolvimento do setor. Além disso, as vivências proporcionam uma conexão real com os destinos turísticos, permitindo promover experiências autênticas e significativas para os visitantes. Esses elementos são fundamentais para uma gestão eficaz e sustentável do turismo em nosso estado”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.


Grupo de trabalho: Roteirização



Durante o encontro, apresentação das propostas dos grupos de trabalho, palestras e mesas redondas abordaram temas como desenvolvimento regional e roteirização turística rentável. A participação de diversos setores, incluindo público e privado, universidades e instâncias governamentais, foi destacada como crucial para o processo de roteirização. O evento proporcionou capacitação e oportunidades valiosas para os gestores municipais, culminando na formação de grupos de trabalho por polo turístico.


Os grupos de trabalho se empenharam na criação dos roteiros, peça fundamental para a promoção dos atrativos turísticos, uma vez que pode potencializar o turismo nos municípios, atraindo visitantes interessados na diversidade natural e cultural. Por sua vez, contribuindo para a valorização do território, a geração de empregos e renda, o fortalecimento da identidade local e o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região.


O secretário de Turismo de Riachão, Joamar Gomes, afirmou ser crucial que os municípios se reúnam para promover essa integração e identificar as necessidades. “Há muito tempo que precisamos desse tipo de diálogo e cooperação entre os municípios, especialmente para discutir os desafios enfrentados pelo turismo no Maranhão. Espero que haja mais oportunidades no futuro para compartilharmos nossas dificuldades e experiências, buscando juntos um futuro promissor para o turismo no Maranhão”, declarou.



O presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Lençóis e Delta e secretário de turismo de Tutóia(MA), Patrick Araújo, mencionou o trabalho prévio de roteirização e o desafio de integrar oito municípios do Polo, em um roteiro abrangente. “É importante lançar novos produtos turísticos e expandir as opções de passeios no Maranhão, mostrando a autossuficiência na oferta de passeios turísticos. Acreditamos que o planejamento conjunto e a troca de ideias entre os setores acelerarão o processo, resultando em benefícios a curto prazo”.


Os grupos de trabalho identificaram ainda que a roteirização auxiliará na consolidação de novos roteiros turísticos e, além disso, apontaram a necessidade de aumento dos investimentos em projetos já existentes, seja na melhoria da estrutura atual, seja na qualificação dos serviços turísticos oferecidos.


Durante o encontro o setor privado estiveram presentes e puderam oferecer a expertise em marketing e operação turística. Segundo a franqueada da CVC Viagens, no Tropical Shopping, e presidente da seccional maranhense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-MA), Dayanna Barbosa, é importante a participação do setor privado. "Estamos ansiosos para incluir a roteirização em nosso portfólio, começar a comercializar e ter uma visão empresarial abrangente de toda a cadeia produtiva do turismo. Isso é realmente crucial para nós", declarou.


A superintendente de regionalização Aline Sousa, coordenadora do Encontro de Gestores, enfatizou a importância de proporcionar experiências enriquecedoras para os participantes vindos de diferentes municípios. “O evento não apenas ofereceu capacitação, mas também oportunidades valiosas para os gestores municipais. A formação de grupos de trabalho por polo turístico representa um passo significativo na concretização do planejamento da roteirização no âmbito municipal e estadual. A diversidade de perspectivas e conhecimentos compartilhados durante o evento certamente contribuirá para o fortalecimento do turismo regional e para o desenvolvimento sustentável dos polos maranhenses”, afirmou Aline Sousa.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comentarios


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page