ENTREVISTA – Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís
- reginaldorodrigues3
- há 2 dias
- 4 min de leitura

Finalista do Prêmio Nacional do Turismo 2025 na categoria Dirigente/Secretário, o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, ocupa a pasta desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, somando quase cinco anos de atuação à frente da Setur.
Nesse período, sua gestão tem se caracterizado pelo fortalecimento da governança, pelo avanço de políticas voltadas ao Destino Turístico Inteligente e pela promoção estruturada da capital maranhense nos cenários nacional e internacional.
Os resultados incluem crescimento consistente na ocupação hoteleira, ampliação da promoção turística e a consolidação de novos produtos e segmentos, como o afroturismo. Nesta entrevista ao Cazumbá, Saulo Santos analisa o reconhecimento nacional, destaca os principais avanços obtidos e apresenta a visão estratégica que tem guiado o desenvolvimento do turismo em São Luís.
Reconhecimento nacional

Cazumba - Como o senhor recebeu a notícia de ser finalista do Prêmio Nacional do Turismo na categoria Dirigente/Secretário?
Saulo Santos: Quando foi anunciada a lista oficial dos finalistas pelo Prêmio Nacional do Turismo do Ministério do Turismo, fiquei muito lisonjeado, emocionado e grato por todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo. E falo isso de forma geral, com a equipe inteira, em parceria com toda a cadeia produtiva do turismo e com o apoio e direcionamento do nosso prefeito Eduardo Braide.
Estar entre os três finalistas demonstra que o júri compreende que o trabalho desenvolvido nos últimos 24 meses está alinhado tanto às políticas nacionais quanto às políticas locais para um turismo que gere impacto positivo no território.
Projetos e tecnologias aplicadas ao turismo

Cazumbá - Quais projetos da sua gestão o senhor acredita que mais contribuíram para essa indicação?
Saulo Santos: Eu acredito que os projetos estão muito vinculados ao conceito de Destino Turístico Inteligente. Isso envolve acessibilidade, tecnologia, governança, promoção, segurança, dados, inúmeras iniciativas que mensuramos e desenvolvemos para trazer resultados mais precisos, tanto na experiência do visitante quanto na estrutura e nos serviços oferecidos na cidade.
Promoção integrada de São Luís

Cazumbá - Como São Luís tem se posicionado no âmbito da promoção turística nacional e internacional?
Saulo Santos: Não trabalhamos apenas com feiras nacionais e internacionais, mas com uma comunicação integrada de marketing. Temos estandes próprios, parcerias com a Secretaria de Estado do Turismo e com a Embratur, ações de e-mail marketing, redes sociais, YouTube, press trips, famtours e parcerias com operadoras.
O objetivo é manter todos os canais ativos e alinhados, garantindo que o que mostramos em feiras seja o mesmo que apresentamos à imprensa e ao mercado.
São Luís, destino cultural

Cazumbá - A cultura tem papel central na identidade turística de São Luís. Como isso tem sido trabalhado pela Setur?
Saulo Santos: A cultura é um dos principais produtos da cidade. Temos vários projetos que fomentam São Luís como destino cultural: o Roteiro Cultural de São Luís, o Roteiro São Luís, o Roteiro Gastronômico, a Exposição Musical, o fomento ao reggae… Diversos produtos que são desenvolvidos pela Secretaria e também aplicados pelo setor privado, fortalecendo nossa identidade cultural e patrimonial.
Afroturismo e roteiros temáticos

Cazumbá - De que maneira os roteiros turísticos temáticos e a valorização do Quilombo Urbano contribuem para o turismo local?
Saulo Santos: O Quilombo Urbano hoje é um grande território turístico, com movimentação permanente de agentes de viagens e visitantes. Ele tem um potencial enorme, especialmente dentro do afroturismo, segmento no qual a Secretaria vem apostando fortemente pelo crescimento e credibilidade, tanto nacional quanto internacional.
Crescimento da ocupação hoteleira

Cazumbá - A ocupação hoteleira de São Luís tem crescido. O que explica esse avanço?
Saulo Santos: A principal estratégia é a promoção, especialmente focando cidades que têm conexão direta com São Luís e mercados que possuem demanda adormecida. Trabalhamos fortemente nesse sentido. Vamos fechar o ano com quase 10% acima da média de 2023. Ano passado a taxa de ocupação foi 61,9%; agora, em novembro, já chegamos a 69,9%.
Infraestrutura turística em transformação

Cazumbá - Quais avanços em infraestrutura turística o senhor destaca na atual gestão?
Saulo Santos: A infraestrutura turística passa por ações da prefeitura realizadas por diversas secretarias: revitalização e entrega do Complexo Trapiche Santo Ângelo, Museu Nacional do Azulejo, novo Mercado Central, requalificação de avenidas, entrega de praças, Avenida do Reggae, reforma do Museu da Gastronomia. Tudo isso impacta diretamente na experiência do visitante, que é medida e acompanhada pela Setur.
Governança e parcerias estratégicas

Cazumbá - Como o senhor avalia a importância da governança e das parcerias para o desenvolvimento do turismo?
Saulo Santos: Não se faz turismo sem governança. É uma das categorias de análise do Destino Turístico Inteligente. Por isso, mantemos relação contínua com Sebrae, Fecomércio, imprensa, ABIH, ABAV, SindGuia, Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselhos Municipal e Estadual, e tantas outras instituições. Todos os atores são fundamentais para que o destino cresça de forma equilibrada e sustentável, no sentido de política pública.
Impacto econômico do setor

Cazumbá - Qual tem sido o impacto do turismo na geração de emprego e renda em São Luís?
Saulo Santos: No primeiro semestre, já ultrapassamos a marca de 2 mil empregos diretos gerados pelo turismo. Houve também aumento de mais de 25% na arrecadação do ISS vinculado ao setor. Isso demonstra o peso e o potencial econômico do turismo na cidade.
Compromisso e futuro da gestão
Cazumbá - Caso o senhor seja o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo, qual será o compromisso assumido daqui para frente?
Saulo Santos: O compromisso será sempre trabalhar o turismo de forma ética, honesta e séria, colocando São Luís como um destino de qualidade, que oferece uma experiência positiva. E, principalmente, promover união e integração de toda a cadeia produtiva, para que o turismo seja benéfico para todas as pessoas e melhore a qualidade de vida da população.
Perfil do Entrevistado
Saulo Santos é Secretário Municipal de Turismo de São Luís desde 2021. Doutor em Geografia e Gestão Urbana, possui ampla experiência em governança turística, planejamento e projetos de Destino Turístico Inteligente (DTI).
Na gestão municipal, coordenou ações que fortaleceram a promoção de São Luís no cenário nacional e internacional, ampliaram a ocupação hoteleira e impulsionaram segmentos como o afroturismo. Reconhecido pela atuação técnica e estratégica, é finalista do Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, na categoria Dirigente/Secretário.












Comentários