top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Expedições de Turismo percorrem 8 municípios do Polo Lençóis e Delta

Na programação, Setur-MA fecha rodada do Encontro de Gestores e firma diálogo com representantes das comunidades do Parque Nacional.



A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) finalizou a 1ª Expedição de Turismo 2024, com encontros e reuniões com gestores municipais do Polo Turístico de Lençóis e Delta. Durante a programação, as demandas foram apontadas pelos participantes que tiveram espaço de escuta ativa. Além disso, os superintendentes da Setur-MA enfatizaram que priorizar essa troca de ideias, no setor de turismo, é uma das propostas da atual gestão.


"Temos um objetivo em comum, que é fortalecer o turismo. Minha prioridade é reestabelecer o diálogo. Em cada Expedição, reunimos todos os segmentos, incluindo prefeitos, secretários de Turismo e presidentes das Instâncias de Governança Regionais. Pretendo estreitar, ainda mais, essa parceria e escutar aqueles que estão na linha de frente e que, realmente, impulsionam o turismo. Este foi apenas o primeiro encontro de muitos. Estou confiante de que juntos podemos realizar um trabalho excepcional", afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.


Os superintendentes técnicos da Setur-MA iniciaram a visita com reuniões nas cidades de Santo Amaro e Barreirinhas na segunda-feira, 19. No dia seguinte, terça-feira (20), seguiram para Araioses e Água Doce do Maranhão. Na quarta-feira (21), as reuniões ocorreram em Tutóia e Paulino Neves e, na quinta-feira (22), as visitas chegaram às cidades de Primeira Cruz e Humberto de Campos.


Andressa de Melo Silva, moradora da comunidade Remanso, na zona rural de Araioses (MA), participou de um dos encontros e percebeu a importância da atuação do Estado na comunidade que se dedica à produção leiteira e busca explorar o turismo com base no crescimento coletivo e também na economia comunitária rural. Para ela, a divulgação das vocações locais são capazes de promover o reconhecimento do trabalho comunitário, levando à comercialização dos produtos e ao desenvolvimento sustentável.


Andressa Silva ressalta ainda o potencial da produção da cera de carnaúba e a expectativa por mais apoio para impulsionar o artesanato feito com palha de carnaúba e outros derivados. “São extremamente necessárias as parcerias entre diversas comunidades para promover o desenvolvimento coletivo. Precisamos da força da comunidade e do apoio do município e do Estado para projetar, ainda mais, a nossa região no contexto do Turismo”, ressaltou.


Na sequência de reuniões no Polo Lençóis e Delta, estiveram presentes as Superintendências de Qualificação e Regionalização, juntamente com a Coordenação do Observatório do Turismo, da Setur-MA. Nos encontros também foram apresentadas as ações da Secretaria de Estado do Turismo.


Entre os temas tratados, o apoio à qualificação profissional, Cursos EAD da Setur-MA, projetos de infraestrutura turística, ampliação de ações de sustentabilidade, fortalecimento dos programas de destinos turísticos que integram o Mapa do Turismo Brasileiro no Maranhão. Outro ponto da pauta foi a colaboração dos municípios nas pesquisas do Observatório do Turismo da Setur-MA, para diagnóstico e elaboração de políticas públicas eficazes e condizentes com a realidade.


Conforme destacado pelo secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares, o turismo requer esforços coletivos. “Precisamos trabalhar de forma sincronizada. Tanto os governos federal e estadual, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, quanto as administrações municipais. O funcionamento desse conjunto é essencial para promover o desenvolvimento da atividade turística nos nove polos turísticos do Maranhão.”


No decorrer da programação itinerante, foi enfatizado o prazo para os municípios atualizarem as informações junto ao Ministério do Turismo (MTur), tendo em vista a permanência no Mapa do Turismo Brasileiro. Os participantes também foram alertados sobre a importância da Instância de Governança Regional (IGR) e dos Conselhos Municipais estarem ativos. Além disso, foi feita a convocação para o 1º Encontro de Gestores, evento agendado para os dias 12 e 13 de março, em São Luís (MA). Durante as reuniões, também foi confirmada a presença dos municípios organizados por Polo na Expoturismo 2024.


Em Tutóia e Paulino Neves, o presidente da IGR do Polo Lençóis e Delta, Patrick Araújo, pontuou os ganhos do diálogo entre Estado, município e polo. Ele destacou o anseio dos municípios pela presença do Estado na região com ações de capacitação, investimentos em infraestrutura, divulgação ou promoção do destino.


"É extremamente relevante recebermos a Setur-MA, que adota uma abordagem municipalista, e compreende que as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado serão mais eficazes, a partir do nosso envolvimento. O ato de ouvir implica no escutar, processar e construir, interação que a Setur-MA busca constantemente", avaliou Patrick Araújo.


Participaram das reuniões membros das Câmaras Municipais, Secretarias Municipais de diversas áreas como Meio Ambiente, Cultura, Educação, Infraestrutura e Finanças, assim como Instâncias de Governança Regional, Instituições de Ensino, Associações Comerciais, Entidades de classe, Conselhos Municipais de Turismo, líderes comunitários e empresários dos setores de bares, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos turísticos.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page