Expedição fortalece turismo no Polo São Luís
- reginaldorodrigues3
- 17 de set. de 2025
- 2 min de leitura

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (SETUR/MA) realiza uma Expedição de Turismo no Polo São Luís. A incursão aos municípios do polo iniciou no último dia 15 e será finalizado no próximo dia 20 de setembro.

A iniciativa envolve os municípios de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luís, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento turístico na região.

A programação prevê encontros com gestores públicos e privados para a apresentação de um roteiro integrado, além de visitas técnicas aos principais atrativos turísticos, com a finalidade de analisar a logística, identificar pontos fortes e propor melhorias.

O encerramento será marcado pela validação de um roteiro turístico conjunto, que pretende valorizar e interligar os destinos do polo.
Hoje (17/09), a equipe do Cazumbá acompanhou de perto a expedição, durante a atividade realizada no Sítio Doce Cajueiro, na Raposa.

O projeto, iniciado em 2023 na gestão da secretária Maria do Socorro Araújo, tem como proposta incubar e desenvolver novos roteiros junto aos 10 polos turísticos do Maranhão. A expedição busca diversificar a oferta turística, fortalecendo parcerias com secretarias municipais, trade turístico e toda a cadeia produtiva, para olhar além do tradicional e valorizar atrativos ainda pouco explorados.
— A ideia é não ficarmos apenas no trivial, como o Parque Nacional dos Lençóis, Carolina ou Riachão. O trabalho é identificar novas oportunidades de produtos turísticos em todos os municípios que integram o Mapa do Turismo do Maranhão. Roteirização é um processo completo, que passa pela infraestrutura, pelos serviços e até pela qualidade de vida da população local, porque se o município não está bem para os moradores, não estará bem para receber turistas, destacou a superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza.

Como anfitrião do encontro na Raposa, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Edson Duarte, ressaltou a importância do município dentro do roteiro:
— A Raposa tem uma identidade única. Nossos passeios de barco, o artesanato das rendeiras, a culinária com base nos frutos do mar e espaços como o Doce Cajueiro mostram a riqueza cultural e natural da nossa cidade. Participar dessa expedição é uma oportunidade de fortalecer o turismo local e atrair cada vez mais visitantes, afirmou.

Para viabilizar a ação, a SETUR/MA solicitou a colaboração dos municípios, especialmente no ajuste de informações sobre atrativos turísticos, como horários, distâncias, hospedagem e alimentação, além do apoio logístico em Alcântara, no dia 19.

De acordo com a superintendente de Regionalização, a iniciativa é estratégica para o fortalecimento da governança local e da colaboração intermunicipal:
— Essa expedição é fundamental para impulsionar o turismo no Polo São Luís. Com o apoio dos municípios, poderemos estruturar um roteiro integrado, que valorize nossas potencialidades e gere benefícios para toda a região, afirmou.
A expedição reafirma o compromisso do Governo do Maranhão em fomentar o turismo regional e consolidar o Polo São Luís como um dos principais destinos do estado.
Imagens cedidas pela ascom da Setur MA












Comentários