top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Exposição de presépios natalinos é atração no Ceprama

A exposição conta com uma coleção de 26 peças produzidas por artesãos que usam criatividade, talento e material reciclável.



Está aberta até 6 de janeiro, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), a Exposição de Presépios. As obras, que foram produzidas por artesãos do Estaleiro Escola, estão expostas no Salão Principal e anunciam a chegada do período natalino de um jeito único.


Os presépios são representações da cena do nascimento de Cristo. Nesse caso, além do cunho religioso, eles evidenciam o talento dos artesãos maranhenses. Na confecção, são utilizados materiais recicláveis variados, como: conchas de coqueiro, sobras de madeira, garrafas plásticas, palha de milho, latas e papel machê. Mas é através das artes com cerâmica e pintura que as figuras ganham forma e cor.


A Exposição de Presépios foi idealizada pelo Ceprama em parceria com o Estaleiro Escola e tem o objetivo de destacar e incentivar a participação deles no segmento. Ao todo, a Exposição conta com 26 peças de tamanhos variados elaboradas por 15 artesãos. Todas estão à venda.


“A ideia surgiu após uma visita que fizemos ao Estaleiro Escola, onde presenciamos a produção dos presépios e ficamos encantados com a qualidade das peças. Com isso, resolvemos convidá-los para fazer uma , com o intuito de mostrar à população o belíssimos trabalho que é feito por esses artesãos, além de evidenciar o potencial artístico das comunidades da região do Itaqui Bacanga”, explicou o coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro no Maranhão (PAB-MA), Carlos Martins.


A artesã Vitória Rodrigues, uma das organizadoras da exposição, relatou que os presépios foram produzidos em oficinas de contos realizadas com jovens e crianças da região do Sítio Tamancão, para mostrar a importância da tradicional noite de natal.


“A oficina de construção de presépios já é uma tradição no Estaleiro Escola e consiste em um trabalho conjunto de troca de saberes entre professores, mestres e fazedores de cultura, valorizando o poder da oralidade”, destacou a artesã.


A visitação aberta ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h30; e aos sábados, das 09h às 13h.

SERVIÇO


O quê: Exposição de Presépios

Quando: De 13 de dezembro a 6 de janeiro de 2024

Onde: Centro de Promoção Artesanal do Maranhão (Ceprama), Rua São Pantaleão, n° 1212, Madre Deus

Sugestão de entrevistados: Carlos Martins (superintendente de Artesanato do Maranhão), Vitória Rodrigues (artesã e organizadora) e visitantes.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page