top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Festa Junina lota Ceprama em comemoração às duas décadas de evento

Organização estima público de 20 mil pessoas, em cinco dias de apresentações culturais

A Festança Junina realizada no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) completou 20 anos em grande estilo. Durante cinco dias, grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, danças típicas e shows com artistas locais garantiram a alegria de quem já considera essa programação uma tradição do São João Maranhense.


O diretor-geral do Ceprama, Jorge Beckmann, ressaltou a relevância econômica e social do evento que integra o calendário cultural do estado. "Tivemos o prazer de receber o público que estava com saudade dos festejos juninos, antes da abertura oficial da temporada. Sabemos que o governador, Carlos Brandão, apoia, incentiva e fomenta nossa cultura, tornando o nosso São João o maior do mundo", afirmou Jorge Beckman.

A festa no terreiro do Ceprama conquistou o público e mostrou, mais uma vez, a riqueza da cultura maranhense para o mundo.


Erika Flores é do Rio de Janeiro. Está visitando São Luís e aproveitou para conhecer a Festança Junina. Ela falou a impressão que teve a respeito da cultura maranhense. “Esta é minha primeira vez no São João e está sendo uma experiência muito especial. A cultura aqui é única, não se compara a nenhum outro lugar do Brasil. A energia vibrante e a alegria do povo tornam tudo ainda melhor e mal posso esperar para voltar sempre", afirmou.

Foram cinco dias embalados por todos os sotaques, no coração do bairro da Madre Deus, um espetáculo de cores e sons que também gerou renda. Andrelina Silva Neta, uma artesã que trabalha com indumentárias juninas, compartilhou que considera essa a melhor época do ano para vender artesanato. "A festa é sempre um sucesso! As vendas estão indo muito bem e temos ótimas perspectivas para o São João. Só esperamos coisas boas. Estamos planejando ir para o arraial do IPEM e esperamos que lá também seja espetacular", afirmou.


"Foi incrível. Eu adoraria que tivesse outra festança na próxima semana. Foi maravilhoso. As vendas foram boas. É ótimo vender nesse clima de São João. Este mês, nós, artesãos do Ceprama, estaremos na Assembleia Legislativa, no Arraial do Ipem, aqui no Ceprama também e onde nos convidarem estaremos lá", afirmou a artesã Rosinete Batista.


A ludovicense, Juliana Pires, esteve na Festança e adquiriu um lindo adereço para curtir o São João. “Estou aqui, prestigiando os 20 anos de Festança Junina no Ceprama, que está linda. Eu sou maranhense e apaixonada pelo nosso artesanato. E está tudo muito lindo, tudo maravilhoso. Já estou comprando aqui e vou adquirir mais”.


O produtor da Festança Junina, Mario Jorge, destacou a importância do evento ao mencionar o público presente. "Tivemos cerca de 20 mil pessoas participando da Festança ao longo dos cinco dias. Este ano, o projeto completou 20 anos. Apesar do desafio de encher o Ceprama em cinco dias com atrações genuinamente maranhenses, agradecemos a Deus e aos nossos patrocinadores por nos ajudarem a criar esse espaço mágico".


O empresário Francisco Neto, dono de um restaurante no Centro Histórico de São Luís, marcou presença na Festança e expressou seu apoio ao projeto, destacando que o São João impulsiona a economia e a geração de renda, envolvendo toda a cadeia produtiva.


"A festa no Ceprama é o início do nosso grandioso São João do Maranhão. Os turistas elogiam a organização e, principalmente, a cultura maranhense. É contagiante a harmonia, as músicas, as delícias gastronômicas. O Ceprama tem uma história incrível e a festa colore nossos dias com tanta cultura", afirmou Francisco.


Com entrada gratuita, o tradicional evento é realizado todos os anos no final do mês de maio e tido como o Guarnicê ou início do São João do Maranhão. A programação conta com apoio do Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado do Turismo e da Cultura, através das leis de incentivo.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page