top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

História do domingo: O mundo merecia ter te conhecido

Foto do escritor: reginaldorodrigues3reginaldorodrigues3

Eu te admiro

Sabe aquele amigo especial que você admira muito? marca ele aqui e já combina de matar a saudade.


Satyagraha


Mahatma Gandhi foi um líder político e espiritual que lutou pela independência da Índia, defendendo a não-violência, a resistência passiva, a tolerância e a compreensão entre os povos.


Historicamente, ele acreditava que a mudança real não dependia de grandes feitos que entrassem para os livros de história, mas sim das pequenas ações diárias feitas com verdade e amor.

Para Gandhi, cada ato de bondade, cada renúncia ao egoísmo, cada escolha pelo caminho da verdade já é, em si, um ato revolucionário.


Se pararmos pra pensar, o bem verdadeiro não pede aplausos, não busca estátuas e não escreve seu nome na areia.


Na verdade, ele acontece no olhar que acolhe, na mão que levanta, no abraço que fortalece, no sorriso que colore o dia cinza, na escuta antes da fala e no toque leve no ombro de quem carrega muito.


O bem verdadeiro é a água que sacia sem perguntar a sede, o vento que refresca sem esperar gratidão. Ele floresce no coração de quem dá, e transforma, sem alarde, o coração de quem recebe.


No fim do dia, não é o tamanho do que fazemos, mas o amor que colocamos em cada coisa que transforma o mundo ao nosso redor.


Pra quem vive esperando um reconhecimento ou uma posição de destaque pra ajudar o próximo, é bom lembrar de Santo Agostinho: se o homem soubesse as vantagens de ser bom, faria o bem por egoísmo”.


O mundo merecia ter te conhecido

(Baseado em uma história real)

Em 2021, Ana Julia foi passar um tempo na Bahia, na Península de Maraú. Um lugar incrível com pessoas mais incríveis ainda.


Sua irmã morava lá, e ela estava tendo aulas online no colégio por conta da pandemia. Inicialmente, a estadia seria de 3 meses, mas Ana Julia acabou ficando o ano inteiro.


Curiosa pra explorar tudo o que a Bahia tinha pra oferecer, ela arrumou um trabalho e alugou um apartamento no meio dos vilarejos da península — que tinha 50 km de extensão.


• Nesse período, ela conheceu a Tiare, filha de um grande surfista do Havaí que estava passando férias no Brasil, e as duas se conectaram de uma maneira incrível. Duas jovens passando férias na Bahia — tinha como ser melhor?


A Tiare tinha um sorriso fácil, e iluminava onde quer que fosse. Sabe quando dizem que uma pessoa “enche a sala”? Segundo a Ana Julia, a Tiare enchia e iluminava a avenida inteira.


Elas amavam cantar Olivia Rodrigo e iam pra praia quase todos os dias — a Tiare gostava de fazer vídeos e vlogs diários. A Ana Júlia estava aprendendo inglês, e ela, português. A mistura era hilária.


Quando se deram conta, estavam se encontrando todos os dias, mesmo se precisassem pedalar quase 20 km na areia pra se alcançarem.


• A Ana Júlia não sabe dizer em qual momento as duas viraram melhores amigas de viagem, mas a sensação era de ter achado uma irmã.


Depois de 2 meses, a Tiare teve que voltar para o Havaí, mas as duas deixaram marcadas duas viagens: da Ana Julia pro Havaí, e da Tiare pra Santa Catarina, onde a Ana Julia mora.


📱 Conversavam sempre por telefone. A Tiare contava suas mil aventuras de viagens. A Ana Julia falava sobre sua formatura. Trocaram figurinha sobre os primeiros namorados e primeiros trabalhos.


Ambas entraram na faculdade, Tiare cursando ciências políticas, enquanto a escolha da Ana Julia foi ciências contábeis.


A Tiare se preocupava com o oceano, com o ar que respirávamos e com o planeta. Ela também se preocupava se Ana Julia estava bem, mesmo estando do outro lado do globo.


• Mas, infelizmente, no dia 31 de dezembro de 2024, aos 19 anos, Tiare sofreu um acidente e caiu de um penhasco no Havaí.


Ana Julia recebeu a notícia dois dias depois, e confessa que se sentiu perdida. Não conseguia entender como alguém tão brilhante, tão amada e com tantos planos se foi tão cedo.


Ela ainda não sabe como vai lidar com o luto, mas acha que vai aprender conforme o tempo passa. De certa forma, e em algum lugar, as duas continuam juntas.


Essa não é uma história com um final feliz, mas é pra ensinar que a vida é curta, e as coisas acontecem quando a gente menos espera e com quem a gente menos espera.


Tiare brilhava e iluminava qualquer lugar que entrasse. Ela tinha o coração mais gentil que Ana Julia já conheceu.


Tiare dizia eu te amo toda vez que as duas se falavam, e ensinou Ana Julia a importância de demonstrar o que sentimos. O mundo seria melhor se todo mundo lembrasse disso.


Minha titi não vai me ver em Santa Catarina, mas toda vez que eu ouvir Olivia Rodrigo vou lembrar de você. Toda vez que eu for na praia, ou ouvir a nossa música, “Just the two of us”, eu irei lembrar de você.


As duas tiveram pouco tempo juntas, mas a Ana Julia se sente eternamente grata pelo privilégio desse encontro. Citando Carl Sagan, “diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você”.


Ana Julia escreveu essa história pra falar de um amor entre amigas que jamais vai ser esquecido, além de dar um conselho para os leitores: valorizem a sorte dos encontros da vida.


Texto e imagens: The stories/Reprodução


 
 

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter

WhatsApp: (98) 99200-8571 

Logo_JG.png
bottom of page