ICMBio descarta ocorrência de onça-parda em Carolina (MA)
- reginaldorodrigues3
- 8 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Gestor do Parque Nacional da Chapada das Mesas afirma que não há registros ou indícios que confirmem a presença do animal no Morro do Chapéu

Nas últimas horas, ganhou repercussão nas redes sociais a informação sobre o suposto aparecimento de uma onça-parda na região do Morro do Chapéu, em Carolina (MA). Apesar da comoção causada, não há até o momento qualquer comprovação do fato.
De acordo com Deijacy Rego, gestor do Parque Nacional da Chapada das Mesas, o ambiente do parque é naturalmente habitat de felinos silvestres, como a onça-parda, além de outras espécies da fauna nativa. No entanto, não há registros de ataques a humanos ou situações que justifiquem tumultos ou alarme na população.

O desmatamento descontrolado nas regiões do entorno tem provocado o deslocamento de animais silvestres para áreas onde ainda encontram alimento e abrigo, o que explica eventuais avistamentos próximos a áreas habitadas. Ainda assim, no caso específico do Morro do Chapéu, não foram encontradas evidências como pegadas, carcaças ou outros indícios que confirmem a presença do animal.
O Parque Nacional da Chapada das Mesas tem uma área de 159.953,78 hectares, abrangendo os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no sul do Maranhão. A unidade de conservação tem como objetivo principal preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, promovendo também a pesquisa científica, a educação ambiental, o turismo ecológico e o contato responsável com a natureza.

Entre as espécies ameaçadas de extinção protegidas pelo parque, destacam-se:
Gato-do-mato
Mutum-de-penacho
Gato-maracajá
Tamanduá-bandeira
Onça-parda
Águia-cinzenta
O ICMBio reforça a importância de se evitar a disseminação de boatos nas redes sociais e orienta que qualquer avistamento de animais silvestres seja comunicado diretamente aos órgãos ambientais responsáveis.
Ouça o áudio com explicações do Gestor do PARNA Chapada das Mesas, Deijacy Rego
Imagens e áudio: Retirados das Redes Sociais do Gestor do Parque da Chapada das Mesas, Deijacy Rego/Reprodução












Comentários