II Congresso Sesc/Senac inicia debates sobre equidade, inclusão e diversidade na educação
- reginaldorodrigues3
- 4 de set.
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Primeiro dia contou com palestra de Luciana Brites, falas inspiradoras de lideranças e encerramento com desfile de moda inclusiva

O II Congresso Sesc/Senac: Educação que Transforma teve início nesta quarta-feira reunindo educadores, gestores e especialistas para refletir sobre os caminhos de uma educação mais inclusiva. Com o tema “Equidade, inclusão e diversidade na educação: desafios e proposições”, o encontro propõe discutir práticas pedagógicas que reduzam desigualdades sociais e promovam transformação.

A programação começou às 14h, com credenciamento na recepção da Cafeteria do Sesc. Em seguida, ocorreu a abertura oficial no teatro, destacando a importância da pauta para o cenário educacional atual.
No Palco Educação, a especialista Luciana Brites, doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, Mestre em Educação e CEO do Instituto NeuroSaber, ministrou a palestra “Educação Inclusiva e Equidade: Estratégias para a redução das desigualdades educacionais e sociais”. Ela ressaltou que o desafio da inclusão vai além da escola:

“A inclusão é uma pauta desafiadora porque muitas vezes não encontramos estrutura nem formação profissional adequadas. Não se trata apenas dos professores, mas de todos os profissionais envolvidos. É fundamental investir em conhecimento baseado em evidência científica, com formações que possam ser avaliadas em sua efetividade”, destacou.

Entre as falas institucionais, o presidente em exercício da Fecomércio-MA, Dr. Manoel Barbosa, ressaltou que a educação deve formar cidadãos para além da técnica:
“Educar é formar cidadãos conscientes, críticos, empáticos e capazes de respeitar as diferenças. As adversidades não são obstáculos, mas riquezas a serem celebradas. Este congresso é mais do que um espaço de diálogo, é um compromisso coletivo para inspirar práticas transformadoras em nossas escolas, empresas e comunidades”.

A Diretora Regional do Sesc-MA, Dra. Rutineia Cavalcanti, enfatizou a importância da preparação docente:
“Discutir inclusão, diversidade e equidade significa também olhar para o número crescente de pessoas neurodivergentes nas escolas. Precisamos investir na formação dos profissionais da educação, para que estejam cada vez mais preparados a atuar como agentes de transformação dentro dos espaços educativos”.

Na mesma linha, o gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Dr. Luiz Fernando, reforçou a relevância das conexões institucionais:
“Pensar educação em rede é pensar na soma das inteligências. A parceria Sesc e Senac é um exemplo de como a conexão gera inteligência coletiva. É assim que podemos ensinar ao país processos de equidade, inclusão e diversidade, sempre com a participação ativa dos estudantes”.

Para o Diretor Regional do Senac-MA, José Ahirton Batista Lopes, o sucesso da parceria é um dos pontos altos do evento:
“Começamos pensando em um congresso interno, mas vimos a necessidade de abrir para outras organizações. O resultado é muito positivo. A palestra de abertura já nos deixou entusiasmados e temos a certeza de que este evento trará grande impacto”.

Do ponto de vista dos participantes, a professora Júlia Baima, da rede Sesc, destacou os ganhos para a prática docente:
“Vale muito a pena participar. A gente aprende, ganha mais informação e consegue levar isso para a sala de aula, entendendo melhor nossos alunos e desenvolvendo as crianças”.

O primeiro dia do congresso foi encerrado de forma simbólica e inspiradora, com um desfile de moda inclusiva, que ressaltou a representatividade e a valorização da diversidade, seguido de um coquetel de confraternização.
Com debates ricos e múltiplas perspectivas, o II Congresso Sesc/Senac reforça o papel da educação como instrumento de transformação social e como espaço de construção coletiva de soluções para um ensino mais justo e inclusivo.
Fotos: Ascom do Senac-MA/Divulgação












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