Itapecuru-Mirim celebra tradição e sabor com Festival Gastronômico e Festival das Quebradeiras de Coco durante a Semana da Balaiada
- reginaldorodrigues3
- 11 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Evento reforça identidade cultural, fortalece o turismo e valoriza saberes tradicionais no Maranhão

A cidade de Itapecuru-Mirim viveu nesta quinta-feira (11), um dia marcado por cultura, identidade e fortalecimento do turismo regional, com a realização do Festival Gastronômico Balaios de Sabores e do Festival das Quebradeiras de Coco Babaçu, duas grandes atrações da Semana da Balaiada 2025 – Rota dos Balaios, que vem movimentando diversas cidades do Maranhão.

A programação, que integra história, turismo, cultura, religiosidade e desenvolvimento econômico, ganhou destaque especial em Itapecuru pela força das tradições locais e pela mobilização das comunidades. Logo no início da tarde, o Festival das Quebradeiras de Coco emocionou o público ao valorizar o trabalho ancestral de mulheres que fazem do babaçu um patrimônio vivo do Maranhão. A vencedora da competição foi Maria de Nazaré Silva, quebradeira de coco desde os 10 anos de idade. Entre sorrisos, ela celebrou o primeiro lugar:
— “Foi bom demais. Com dez anos eu já quebrava coco. Eu quebro sete quilos por dia, mas se tiver gente junto, eu quebro mais ainda. Foi bacana participar, melhor ainda ganhar.”

A ação faz parte do movimento estadual da Semana da Balaiada, reconhecida por lei e promovida para integrar municípios que compartilham história, tradições e territórios quilombolas. A superintendente estadual de Regionalização do Turismo da Setur/MA, Aline Souza, destacou a relevância da iniciativa para impulsionar o desenvolvimento local:
— “Esse movimento é em alusão à Semana da Balaiada, que integra várias cidades do Maranhão. É a união da cultura local, da religiosidade e da história, com apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado, fortalecendo o turismo como gerador de oportunidades.”

O gerente da Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha, Gilson Meneses, reforçou o impacto positivo das ações no município. Ele destacou que o evento evidencia a riqueza das manifestações culturais de Itapecuru e fortalece o desenvolvimento territorial:
— “Itapecuru-Mirim demonstra hoje toda sua força cultural, histórica e gastronômica. As quebradeiras de coco, os sabores locais, a participação das comunidades, tudo isso mostra o potencial dessa cidade. O Sebrae se orgulha de ser parceiro dessa iniciativa, contribuindo para estruturar o turismo, apoiar empreendedores e reforçar, junto à prefeitura e à Secretaria de Estado, o Conselho Municipal de Turismo e os demais atores que compõem essa cadeia a importância da Rota dos Balaios para o Maranhão.”

Além do festival das quebradeiras, o evento marcou a realização da 1ª Feira Gastronômica Balaios de Sabores, que trouxe ao público pratos típicos, ingredientes regionais e a criatividade de cozinheiras e empreendedoras locais. A feira incluiu ainda um concurso gastronômico, que movimentou barracas e atraiu visitantes interessados em experimentar os sabores de Itapecuru.

A coordenadora de cultura da Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Assensão Pessoa, reforçou o caráter integrador da programação:
— “Abrimos o evento com o concurso das quebradeiras de coco, em seguida o concurso gastronômico. Temos barracas para visitação e para mostrar o que produzimos na nossa terra. É a primeira feira gastronômica do município, mostrando nossos sabores e nossa identidade.”

O evento é uma realização da Prefeitura de Itapecuru-Mirim, por meio dessa secretaria, em parceria com o Sebrae, o Conselho Municipal de Turismo e a Secretaria de Estado do Turismo.
Para o empreendedorismo local, a feira representa oportunidade de visibilidade e geração de renda. A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Vitória Rocha, capacitada pelo Sebrae, celebrou o impacto positivo do festival:
— “Estamos muito felizes. A gastronomia de Itapecuru é muito rica. As participantes estão contentes e nós apoiamos esse movimento, pois ele valoriza nossas comidas, fortalece o empreendedorismo e fomenta a economia local.”

Com forte participação popular e valorização de saberes tradicionais, Itapecuru-Mirim reafirma seu papel na Rota dos Balaios e consolida sua presença na Semana da Balaiada 2025 como um dos pontos altos do calendário cultural do Maranhão.

















Comentários