top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Junho de 2023 registra o maior número de desembarques para o período desde 2013


O Governo do Maranhão tem desenvolvido ações constantes para o desenvolvimento do turismo no estado. O resultado deste trabalho tem sido observado ano a ano com o aumento do número de turistas que vem conhecer as belezas culturais, naturais e arquitetônicas maranhenses. E uma pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão mostrou que em junho deste ano o Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, recebeu o maior número de desembarques desde 2013. O São João do Maranhão é o grande atrativo turístico do período.


O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Segundo a pesquisa, junho de 2023 registrou 77.330 mil desembarques no Aeroporto de São Luís. Este é o maior número de desembarques desde 2013. O total de desembarques em junho de 2023 representa um aumento de 39% em relação a junho de 2022, quando 55.000 passageiros desembarcaram na capital maranhense.


O aumento registrado em junho de 2023 também é 9% superior ao mesmo período de 2019, que teve 70 mil desembarques em São Luís. Somados os dados de embarques e desembarques, São Luís registrou uma movimentação de 149.562 mil passageiros.


A secretária de Estado do Turismo destacou os dados da pesquisa. “A pesquisa mostra que o nível de satisfação do turista que veio ao Maranhão no período junino é muito alto e que 94% deles pretendem voltar. Pesquisas como estas realizadas pelo Observatório do Turismo são muito importantes para que a gente possa conhecer o perfil do turista que vem ao nosso estado e assim, poder direcionar de forma mais eficaz a nossas políticas públicas. O turismo também é desenvolvimento econômico e valorização cultural e está em crescimento no Maranhão”, afirmou.


No mês de junho, a agente de turismo do Paraná, Gisele Roth, trouxe um grupo de turistas especialmente para conhecer o São João do Maranhão. O grupo visitou o estado entre 20 e 25 de junho. “A gente já tinha vontade de trazer os grupos aqui para o Maranhão para conhecer o São João e fomos surpreendidos de uma maneira muito positiva. A gente não tinha noção da imensidão da festa que é feita aqui. Nas nossas redes sociais muita gente respondeu perguntando se faremos uma nova caravana em 2024. Com certeza vamos voltar e trazendo mais pessoas “, afirmou.


Maranhão


Os desembarques totais no Maranhão em junho de 2023, somados os aeroportos das cidades de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas, somaram 85.101 mil visitantes. Ainda segundo a pesquisa, 81,42% dos visitantes no período junino vieram ao estado para lazer.


Foi o caso do casal Leonardo Oliveira, 36 anos, e Priscila Medeiros, 33 anos, da cidade de Niterói (RJ). “Toda a cultura do Maranhão é muito rica e a comida é muito gostosa. Viemos em um período de muita festa e aproveitamos também para conhecer o São João”, disse Leonardo Oliveira. O casal esteva em São Luís entre 8 e 13 de junho.


Além de São Luís, os turistas aproveitaram para visitar as cidades de Barreirinhas, Santo Amaro, Alcântara, Carolina, Tutóia e Raposa.


Essa procura fez com que a rede hoteleira também registrasse altos índices de ocupação. Em São Luís, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, a ocupação no mês de junho foi de 80,84%. Já dados da Secretaria de Estado do Turismo mostram ocupação de 80,71% na rede hoteleira de Barreirinhas e 56,13% na rede hoteleira de Carolina.


Os dados do Observatório do Turismo do Maranhão referentes a junho de 2023 também demonstram a retomada do turismo maranhense após o período da pandemia de Covid-19, que levou a uma retração no número de viagens nos anos de 2020 e 2021.


Incentivo ao turismo


Para incentivar o turismo e divulgar o Maranhão nos principais mercados emissores de turistas o Governo do Estado desenvolve diversas de ações nas principais feiras nacionais e internacionais, apresentando os roteiros turísticos do estado para os operadores do turismo e agentes de viagens, além do público em geral que visita as feiras, mostrando as belezas naturais, diversidade cultural, gastronomia entre outros atrativos.


No mês de junho o principal atrativo turístico é o São João, que foi divulgado por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias de Estado da Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Cultura (Secma).


O resultado deste trabalho é que, de acordo com dados do Observatório do Turismo do Maranhão, 94% dos turistas pretendem retornar ao estado durante as festas juninas.


Informação: MA.gov

0 comentário

Comentarios


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page