Maranhão e Tocantins avançam na criação de rota integrada entre Chapada das Mesas e Jalapão
- reginaldorodrigues3
- 24 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de out.
Durante o Integra Chapadas, em Carolina, representantes dos dois estados, do Sebrae e da prefeitura reforçaram a articulação para estruturar um roteiro conjunto que conecte dois dos mais belos destinos de natureza do Brasil.

A integração turística entre Maranhão e Tocantins deu um passo decisivo com a proposta de criação de uma rota integrada entre o Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA) e o Parque Estadual do Jalapão (TO). A pauta foi discutida durante o Integra Chapadas, evento realizado de 20 a 22 de outubro, em Carolina (MA), e que reuniu gestores públicos, técnicos do Sebrae e representantes do trade turístico dos dois estados.

A reunião contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo do Maranhão, Professora Socorro Araújo, do Prefeito de Carolina, Jayme Fonseca, do Secretário Municipal de Turismo, Neuton Coelho, do Superintendente Estadual de Turismo, Beto Kelnner e de representantes do Sebrae Maranhão: o Diretor Técnico Mauro Borralho, a gestora de Turismo, Flávia Nadler, Lana Diniz (Unidade de Balsas) e Márcia Maria (gerente da Unidade de Negócios de Imperatriz). Pelo Sebrae Tocantins, participaram, Ana Flávia Borges, analista técnica e Coordenadora Estadual do Turismo; Admary Monteiro Barbosa, analista técnica, gestora de projeto - Território Jalapão e mais dois integrantes do time de gestores de turismo do estado tocantinense.

A iniciativa visa promover a integração regional, valorizar os atrativos naturais e culturais da área de fronteira e impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável em toda a região. O grupo discutiu a necessidade de estruturar tecnicamente a rota e formalizar um programa de cooperação entre os estados, com ações conjuntas de qualificação, ordenamento e promoção.

O superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, sugeriu que o modelo de governança da Rota das Emoções, que conecta Maranhão, Piauí e Ceará, sirva de inspiração para a nova proposta.
Articulação e consenso

A Secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, destacou que o projeto já vem sendo trabalhado há algum tempo e agora entra em uma nova fase.
“Esse roteiro já era para estar formalizado, mas as mudanças de gestão acabaram atrasando o processo. Agora estamos retomando com força total, com apoio do Sebrae e das prefeituras, para montar uma agenda conjunta e implementar oficialmente essa rota entre Maranhão e Tocantins. Assim como a Rota das Emoções é um sucesso, nós faremos dessa integração um grande produto turístico”, afirmou.

A gestora de Turismo do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, avaliou de forma positiva a aproximação entre as instituições.
“O Sebrae Maranhão e o Sebrae Tocantins já têm uma sintonia afinada e vêm construindo juntos ações para subsidiar esse processo. A expectativa é que, até o fim do ano, ou até março, durante a Expo Turismo, possamos assinar um acordo de cooperação técnica. Nosso objetivo é ordenar esse roteiro que já existe de forma espontânea, fortalecer os pequenos negócios e transformar essa rota em um destino de ecoturismo e aventura de grande sucesso”, explicou.

O Prefeito de Carolina, Jayme Fonseca, reforçou o papel estratégico da cidade como porta de entrada da Chapada das Mesas.
“Somos vizinhos do Jalapão e precisamos caminhar juntos. A rota precisa ser regularizada para que o turista tenha uma experiência extraordinária. Essa parceria entre os estados só vem enriquecer e fortalecer o destino, e os avanços que tivemos aqui já mostram o quanto estamos próximos de concretizar essa união”, disse.

O Secretário de Turismo de Carolina, Neuton Coelho, defendeu que o processo avance com planejamento e diálogo.
“É fundamental organizar o trade turístico local, qualificar os guias e preparar melhor nossa estrutura. A integração é positiva, mas precisa acontecer de forma ordenada, ouvindo todos os atores envolvidos, para que o crescimento venha de maneira sustentável”, pontuou.

Já Ana Flávia Borges, analista técnica e Coordenadora Estadual do Turismo do Estado do Tocantins, destacou o potencial econômico e social da proposta.
“Essa rota vai além do Jalapão, podendo incluir de 10 a 13 municípios com diferentes experiências ao longo do caminho. O turista poderá iniciar a viagem por Imperatriz ou Palmas, percorrendo paisagens singulares, comunidades tradicionais e atrativos únicos. É um roteiro que fortalece não só o turismo, mas também o desenvolvimento local e o empreendedorismo nas comunidades”, afirmou.

A expectativa é que os próximos passos envolvam reuniões técnicas qualificadas e elaboração de um plano de ação conjunto para o ordenamento da rota. A previsão é que, até o primeiro trimestre de 2026, a proposta esteja estruturada e pronta para ser apresentada oficialmente como um novo produto turístico integrado, unindo Chapada das Mesas e Jalapão, dois ícones do ecoturismo brasileiro, em uma experiência única e transformadora.

Fotos gentilmente cedidas pela Ascom do Sebrae-MA/Reprodução












É muitissimo de intereesse, devo dizer q essa rota necessariamente seja via Tasso Fragoso e Alto Parnaiba.