top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Maranhão recepciona operadores de turismo estrangeiros em famtour pela Chapada das Mesas

Os turistas estrangeiros chegaram ao Maranhão após passagem pelo estado do Tocantins

Segue até esta terça-feira (24), a famtour com um grupo de operadores de agências de viagens da Espanha e Portugal, num roteiro que contempla destinos do Parque Nacional da Chapada das Mesas, incluindo os municípios maranhenses de Carolina e Riachão. A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência do Polo Chapada das Mesas, tem o intuito de permitir que os profissionais conheçam melhor os destinos que serão comercializados nos países europeus de origem.


Antes de chegarem ao Maranhão, os turistas estrangeiros visitaram o estado vizinho do Tocantins, com passagem pelo Jalapão e pela Comunidade Quilombola Mumbuca. No sábado (21), os participantes foram recebidos no Aeroporto de Imperatriz Prefeito Renato Moreira por representantes do Sebrae de Balsas (MA) e pelo superintendente do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner.


O aeroporto de Imperatriz é a porta de acesso para o sudoeste maranhense, uma das mais populosas e importantes regiões do estado. O aeroporto também é a melhor opção para quem deseja visitar a Chapada das Mesas - conhecida pelas cachoeiras, pinturas rupestres e relevo impressionante esculpido pela natureza.


“Essa é uma rota turística que contempla os principais cartões postais do sul do estado. A famtour chegou num momento oportuno aqui, na Chapada das Mesas, uma vez que a gente vivencia a retomada do roteiro integrado com o estado de Tocantins, no caso Chapada-Jalapão. Acredito que o fruto será um reaquecimento da rota integrada e também a abertura do trade local a um novo mercado, o mercado internacional, a Europa, com os países de Portugal e Espanha”, avalia o superintendente do Polo Chapada das Mesas (Setur-MA), Beto Kelnner.


Beto Kelnner completa dizendo que a Secretaria de Estado do Turismo, através da Superintendência da Chapada das Mesas, está dando suporte e apoio para interlocução com o trade local para que a experiência seja a melhor possível. “Começamos recepcionando o grupo no aeroporto de Imperatriz, distribuindo passaportes da Chapada das Mesas que estão sendo carimbados em cada atividade para registrar a experiência, então, é um grande momento e o início de muitos outros que virão”, afirmou.


No domingo (22), o grupo fez o percurso com a contemplação do nascer do sol no Portal de Carolina, um cartão postal, e seguiu em carros 4x4 com destino ao Eco Resort Pedra Caída, onde fizeram um passeio pelo Santuário da Pedra Caída, Complexo da Pedra Caída e, após o almoço, pelas Cachoeiras Caverna e Capelão. Na manhã da segunda-feira (23), o grupo partiu em direção ao município de Riachão para conhecer as paisagens quase surreais do Poço Azul e do Encanto Azul.


O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que é estratégia da Agência diversificar os destinos turísticos dos turistas estrangeiros para que a promoção internacional contemple os principais atrativos de todas as regiões do país. "Os parques nacionais do Jalapão e da Chapada das Mesas são deslumbrantes e possibilitam uma experiência inesquecível de conexão com a natureza, conhecer nossa biodiversidade, mas também a cultura e a gastronomia do nosso Brasil. São atrações turísticas que agradam aos estrangeiros, sustentáveis e que geram desenvolvimento socioeconômico para a população local", avalia o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.


FAMTOUR E TURISMO INTERNACIONAL


A famtour (viagem de familiarização) iniciou na segunda-feira (16) pelo Tocantins. Por lá os operadores estrangeiros visitaram, entre outros pontos turísticos, os Fervedouros do Jalapão.


Neste ano, pelos informações do Paniel de Dados da Embratur (https://dados.embratur.com.br/), o Brasil recebeu mais de 4,3 milhões de turistas estrangeiros, sendo 120.676 portugueses e 75.606 espanhóis. Já os levantamentos do Observatório do Turismo no Maranhão (Setur-MA) apontam que, de janeiro a setembro, cerca de 400 portugueses e espanhóis passaram pelos 13 Centros de Atendimento aos Turistas.


A famtour tem sido determinante para diversificar rotas e aumentar frequência de voos internacionais, ligando o Brasil aos destinos com potencial para incrementar o fluxo de turistas estrangeiros no país.


CHAPADA DAS MESAS


O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um roteiro no nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local ao longo de quase 160 mil hectares de cerrado, distribuídos por três municípios: Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão. Criado em 2005, é considerado um dos mais novos parques nacionais do Brasil. O destino leva o visitante a ter contato com florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas que compõem um estonteante conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page