Maranhense Rayane Soares conquista medalha de prata na Paralimpíadas de Paris
A maranhense, Rayane Soares conquistou nesta terça-feira (3), em Paris, a medalha de prata na final dos 100m T13 (deficiência visual), com o tempo de 11s78. Passa a ser dela o novo recorde das Américas. Foi também a primeira medalha paralímpica de Rayane na carreira.
Rayane, que é beneficiária do Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, nasceu em Caxias, no Maranhão, é cega por conta de uma microftalmia bilateral congênita, que é a má-formação nos globos oculares. Entrou no esporte paralímpico em 2015.
“A conquista da medalha de prata chegando pelas mãos de uma conterrânea é uma razão a mais para nos encher de orgulho do nossos atletas paralímpicos”, comemora o ministro André Fufuca.
Entre as sus principais conquistas estão as medalhas de ouro nos 200m, a de prata nos 100m e a de bronze nos 400m no Mundial de Kobe 2024. Ela também foi medalhista Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, quando conquistou ouro nos 100m e 400m nos; Além disso, é dela também a medalha de bronze nos 400m no Mundial Paris, em 2023.
Texto: Assessoria de Comunicação - Ministério dos Esportes
Fotos: Wander Roberto/CPB
Comments