Maranhão avança com nova ‘Rota do Queijo’ e conquista prêmios importantes no cenário nacional
- reginaldorodrigues3
- 18 de jul. de 2025
- 2 min de leitura
Com sabores peculiares, o produto vem colocando o estado em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais e na preferência dos apreciadores

Com uma bacia leiteira em franca expansão, o Maranhão segue a passos largos rumo à construção de uma nova ‘rota do queijo’ no Nordeste brasileiro.
Unindo cultura, técnica e paladar peculiares, o queijo maranhense alça voos nunca antes imaginados e vem conquistando chancelas importantes em concursos nacionais e internacionais, abocanhando novos mercados e arrebatando a preferência de apreciadores dessa milenar arte da gastronomia queijeira.
O Queijo Sertão, de Colinas; e o Queijo Igarapé, de Igarapé Grande, são algumas das marcas que representam essa nova rota e que vêm colocando o Maranhão em uma posição privilegiada na produção de queijos artesanais no país.
Assim, o queijo maranhense sai de uma produção incipiente, originária de antigos ranchos leiteiros, e passa a adotar novas e modernas tecnologias de produção, seja para a elaboração do queijo artesanal ou industrializado.
Algumas das fazendas leiteiras que entraram para o ramo vêm conduzindo a produção aliada a aspectos de sustentabilidade ambiental, que agregam valor verde ao produto e conquistam nichos de consumo cada vez mais exigentes.
Queijo Sertão ganha sete troféus no maior concurso do gênero em Santa Catarina
Uma dessas produções é a do ‘Queijo Sertão”, da Leitaria Brandão, no município de Colinas, distante 442 quilômetros da capital maranhense.
Entre palmeiras de babaçuais que amenizam um pouco o calor escaldante da região de solo levemente avermelhado, o empreendimento finca os pés cada vez mais forte nesse ramo atualmente liderado por grandes leitarias do Sul e Sudeste do país.
Essa constatação veio com os diversos prêmios conquistados em renomados concursos gastronômicos do gênero.
Recentemente, os tipos coalho pasteurizados, coalho no palito com especiarias, ricota fresca, Minas frescal, entre outros da linha, arrebataram nada mais, nada menos que sete troféus em diferentes categorias do grande ‘Prêmio Queijo Brasil’, realizado em Blumenau (SC), vencendo concorrentes tradicionais na feitura do produto e, inclusive, de outros estados nordestinos participantes.
“Queijo sem defeitos, muito prazeroso em sua suavidade, sabor equilibrado, massa de bom visual. Um belo representante do estilo”.
Assim descreveram os jurados do ‘Prêmio Queijo Brasil’ nas fichas de avaliação do concurso, referindo-se ao Queijo Sertão tipo coalho artesanal – carro-chefe da Leitaria Brandão -, que levou o ouro na categoria.

Leia a matéria completa: https://www.al.ma.leg.br/sitealema/maranhao-avanca-com-nova-rota-do-queijo-e-conquista-premios-importantes-no-cenario-nacional/
Texto e imagens: Agência Assembleia
Por Doriane Menezes / Fotos: Kristiano Simas












Comentários