Maranhão em evidência no lançamento da Marca Nordeste para o turismo internacional
- reginaldorodrigues3
- 29 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2025
Iniciativa reforça o papel do estado na promoção integrada da região e destaca experiências autênticas, como o Quilombo Urbano da Liberdade e a Rota das Emoções

O Brasil acaba de lançar a Marca Nordeste, reposicionando a região como um destino único, sustentável e competitivo no mercado internacional. A iniciativa marca um passo histórico na promoção conjunta dos nove estados nordestinos, que agora se apresentam ao mundo como um produto turístico integrado.

Entre os destaques, o Maranhão ocupa lugar de protagonismo ao ser incluído em experiências que representam a diversidade cultural e histórica da região. Um exemplo é a valorização da ancestralidade afro-brasileira com a visita ao Quilombo Urbano da Liberdade, em São Luís, referência de resistência e um dos maiores quilombos urbanos da América Latina. Além disso, o estado integra a consagrada Rota das Emoções, que conecta Maranhão, Piauí e Ceará em um roteiro que une aventura, natureza e cultura.
No território maranhense, a rota contempla o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, considerado uma das paisagens mais impressionantes do mundo.
Expansão internacional

Segundo a Embratur, o Nordeste recebeu mais de 300 mil turistas estrangeiros até agosto de 2025, um crescimento de 51,41% em relação ao mesmo período de 2024. A Argentina segue como principal mercado emissor (107.600 visitantes), seguida de Portugal, França e Itália.
A expectativa é que esse fluxo cresça ainda mais com a ampliação da conectividade aérea. Só em 2025, estão previstos 16.377 voos entre Brasil e Argentina, somando mais de 3,2 milhões de assentos disponíveis — um recorde histórico.
Roteiros integrados

O Maranhão também ganha força ao lado de outros estados na estratégia de valorização de rotas turísticas integradas. Além da Rota das Emoções, o projeto inclui a Rota das Falésias (Ceará e Rio Grande do Norte) e a Rota dos Cânions do São Francisco (Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco).
Para a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo, a participação maranhense com estande próprio pela primeira vez revela mais uma conquista do nosso turismo.
"Com visão estratégica, percebemos a relevância do mercado argentino e a necessidade de colocarmos o Maranhão nessa vitrine relevante não só na América Latina, como no mundo. O momento não poderia ser mais oportuno para estar aqui. Os números e títulos mundiais comprovam que a atividade turística só cresce ano a ano", pontuou Socorro Araújo.
Maranhão como vitrine

Com sua diversidade cultural, belezas naturais e relevância histórica, o Maranhão se consolida como uma das vitrines da Marca Nordeste. Atrativos como os Lençóis Maranhenses, o estado reforça seu papel estratégico para transformar a região em um destino ainda mais competitivo e atrativo no cenário internacional.
Fotos cedidas pela Secretaria de Estado do Turismo












Comentários