Maranhão fortalece divulgação turística na Europa
- reginaldorodrigues3
- 20 de mar.
- 3 min de leitura
Após BTL Lisboa, equipe da Setur-MA reúne convidados numa capacitação sobre o destino para fechar compromissos em solo português.

Durante cinco dias, o Maranhão marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos maiores eventos de turismo da Europa, mostrando atrativos a operadores, agentes de viagens, jornalistas e visitantes. Pela primeira vez, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) teve um estande próprio para realizar rodadas de negócios, reuniões estratégicas e outras ações de divulgação internacional. A agenda institucional aberta na quarta-feira (12) fechou ontem (18) com uma apresentação à parte para o público convidado.
"Com o apoio do governador Carlos Brandão falamos das nossas belezas, riquezas e cultura, fortalecendo o turismo do Maranhão no continente europeu, durante a BTL e depois. Estamos colocando o Maranhão na prateleira do turismo mundial, mostrando nossos diferenciais e criando conexões importantes para o crescimento do setor”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Na apresentação, além das potencialidades do turismo maranhense, a rede hoteleira parceira do evento, Vila Galé, expôs detalhes das novas unidades no Centro Histórico de São Luís que vão ser instaladas nos prédios onde funcionaram a Casa do Maranhão e a Defensoria Pública do Estado.
Um dos presentes foi Alberto Fonseca, ministro da Embaixada do Brasil em Lisboa, que elogiou a iniciativa e reforçou a conexão histórica entre Maranhão e Portugal: "O Maranhão possui o maior conjunto arquitetônico português fora de Portugal. A promoção desse destino aqui na Europa é indispensável para atrair turistas. Eu mesmo fiquei apaixonado pela apresentação e quero visitar."

Estreia maranhense com estande próprio na BTL
De 12 a 16 deste mês, o compromisso da equipe da Setur-MA foi a BTL Lisboa, evento dedicado aos encontros estratégicos que contribuem para posicionar o Maranhão no mercado internacional. A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, participou de reuniões com operadores e empresas do setor.
No segundo dia, o Maranhão seguiu a agenda intensa, com novas rodadas de negócios e articulações para ampliar a visibilidade do estado na Europa. No estande que trouxe elementos da cultura e belezas do destino, visitantes foram recepcionados com a hospitalidade característica do povo maranhense.

Durante a feira de turismo, avançaram as negociações com a TAP Air Portugal para a captação de voos internacionais diretos entre Lisboa e São Luís. A tratativa reforça o pedido do governador Carlos Brandão para inserir a capital maranhense na malha aérea da companhia.

"O Maranhão tem um potencial enorme para receber turistas internacionais. Um voo direto entre Lisboa e São Luís seria um grande avanço para o nosso turismo. Estamos nessa busca", ressaltou a gestora estadual.
No terceiro dia, o Maranhão participou de discussões com os estados do Consórcio Nordeste liderados pela Embratur para alinhar estratégias de divulgação da região na Europa. Uma das ações previstas é a realização de roadshows em Londres e Milão para apresentação de roteiros integrados do Nordeste.

O sábado (15), penúltimo dia da BTL Lisboa, foi marcado pela abertura dos portões ao público geral. O estande maranhense se tornou um ponto de encontro para turistas e curiosos que tiveram a chance de experimentar sabores típicos, incluindo o Guaraná Jesus.
Carla Visi, cantora baiana e jornalista que mora em Portugal, relembrou experiências inesquecíveis que teve na capital maranhense: "Tive vários momentos inesquecíveis cantando, curtindo aquele lugar maravilhoso e tenho muita saudade. Espero que todos do Brasil e do mundo tenham a oportunidade de usufruir da hospitalidade, alegria e beleza de lá!"

No último dia da feira, a participação maranhense continuou despertando a curiosidade do público europeu, que levou para casa brindes exclusivos da marca Maranhão Terra de Encantos.
Ana Bela Loureiro, jornalista portuguesa, expressou admiração ao descobrir as paisagens do estado: "Eu desconhecia a dimensão das lagoas e dunas do Maranhão e das cachoeiras. Achei fantástico. Tem potencialidade imensa e é para visitar!"

Empresários do setor, como Roberdan Caldas, da Caetés Turismo, agradeceram o suporte oferecido que possibilitou a realização de negócios na BTL. “A Caetés esteve aqui no estande do Maranhão. Agradecemos ao Governo do Estado e à Secretaria de Turismo por termos esse local para realizar a comercialização do nosso destino, os Lençóis Maranhenses."
A expectativa é que as conexões firmadas ao longo da feira e da apresentação pós-evento resultem no aumento do fluxo de visitantes estrangeiros ao estado, acelerando ainda mais o crescimento do setor turístico maranhense.

“Foi uma participação histórica. O Maranhão sai fortalecido da BTL Lisboa, reafirmando a presença no mercado europeu e, claro, abrindo portas para novas oportunidades de captação de turistas fora do país” analisou Isabela Barbosa, superintendente de Promoção da Setur-MA.
Informação: Turismo MA
Comentários