Maranhão recebe jornalistas espanhóis em press trip que conecta cultura, natureza e turismo de base comunitária
- reginaldorodrigues3
- 13 de mai.
- 3 min de leitura
Ação promovida pela Embratur em parceria com a Setur-MA levou os profissionais a cenários que são patrimônios mundiais pela Unesco e impulsiona a promoção do Brasil no mercado espanhol

Lagoas de águas cristalinas e dunas esculpidas pelo vento, além de uma rica herança cultural. Foi com esse cenário que o Maranhão recebeu, de quinta-feira (08) a segunda-feira (12), uma press trip com jornalistas dos principais veículos da imprensa espanhola. O propósito foi reforçar a imagem do estado como um dos destinos para o turismo internacional, com foco no mercado espanhol. A ação promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae, Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), e a Secretaria de Turismo (Setur) de São Luís, se encerrou ontem (12).
A press trip faz parte das ações de promoção internacional dos destinos brasileiros e busca conectar as experiências apresentadas na FITUR e na Vitrine Brasil com os atrativos turísticos e culturais da Rota das Emoções.
A secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo evidenciou a importância da estratégia na valorização do território. “Acreditamos, fortemente, na promoção internacional feita pela Embratur e na parceria com os estados. Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer nossa presença no mercado europeu, divulgando nossas belezas naturais e culturais. Sabemos da importância que a imprensa desempenha nesse processo e já vislumbramos a vinda dos turistas espanhóis atraídos por tudo o que temos a oferecer”, pontuou.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ações como essa reforçam o posicionamento do Brasil como um destino turístico e possibilita aos participantes a oportunidade de vivenciar uma experiência transformadora. “Queremos mostrar ao mundo o que temos de mais autêntico: nosso povo, nossa cultura, nossas paisagens e nossa capacidade de acolhimento. O Maranhão tem todos esses ingredientes e ainda oferece experiências sustentáveis, com protagonismo das comunidades locais”, destaca.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, “precisamos mostrar para o mundo os nossos valores e as nossas riquezas. Esta ação fortalece a imagem do Brasil junto à imprensa especializada. Lembro que nesta ação o roteiro contempla São Luís não por acaso, mas porque é patrimônio da humanidade da Unesco e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que foi declarado, em julho de 2024, Patrimônio Natural da Humanidade. A criatividade do povo brasileiro é outro valor sem igual, por isso, apoiar esta iniciativa é também ampliar oportunidades para os mais de 95% dos negócios do setor do Turismo”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Em São Luís, capital do estado, os jornalistas foram recebidos com um mergulho na história e cultura local. O Centro Histórico, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, foi cenário de um tour. Na sequência, o grupo seguiu rumo aos Lençóis Maranhenses, considerado Patrimônio Natural da Humanidade também pela UNESCO, com paradas em destinos como Santo Amaro, Barreirinhas e Atins.
Além dos cartões-postais conhecidos internacionalmente, os jornalistas viveram experiências autênticas nas comunidades locais. Houve atividades de ecoturismo, turismo de base comunitária e vivências gastronômicas, como o tradicional “Bar do Hora”, às margens do Rio Preguiças, e pôr do sol em Atins.
A jornada da press trip se encerrou ontem, de volta à capital maranhense, com uma visita ao Quilombo Urbano da Liberdade, um dos maiores da América Latina. Os jornalistas conheceram de perto a força da cultura afro-brasileira que se expressa na música, na culinária, no artesanato e na espiritualidade, encerrando a viagem com uma amostra da diversidade e da riqueza cultural maranhense.
Reprodução: Turismo MA
Comentários