top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Ministério da Cultura prorroga prazo para inscrição em editais culturais

O prazo agora é até o dia 16 de outubro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma mapas da cultura ou por via postal

O Ministério da Cultura prorrogou o prazo de inscrição nos editais: Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti e Cultura Viva – Fomento à Pontões de Cultura.


O prazo agora é até o dia 16 de outubro. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma mapas da cultura ou por via postal.


O Prêmio Cultura Viva - Sérgio Mamberti vai contemplar 1.117 iniciativas culturais, por meio do reconhecimento da relevante contribuição dos agentes culturais que promovem a preservação, valorização e a difusão da diversidade cultural, bem como fortalecem as expressões das culturas populares e tradicionais.


Os editais somam mais de R$61 milhões de reais. Eles estão voltados a apoiar segmentos que lutam pela igualdade de gênero, raça e etnia; pela integração da saúde com a cultura; pela contribuição para a inclusão social, o combate ao preconceito e a todas as formas de discriminação e intolerância; e pela garantia dos direitos culturais dos brasileiros.


O objetivo é potencializar a política nacional de cultura viva, valorizar e fortalecer as culturas populares, tradicionais e a diversidade cultural.


Podem concorrer agentes culturais, pessoas físicas, grupos ou coletivos culturais e instituições privadas sem fins lucrativos de natureza ou finalidade cultural.


A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg, reforça o comunicado da prorrogação do prazo de inscrição nos editais e convoca agentes culturais de todo o Brasil a estarem juntos à política nacional cultura viva. “Olá comunidade cultural. Quem fala aqui é Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. Estamos comunicando a todos vocês que as inscrições dos Editais Cultura Viva estão prorrogadas até o dia 16 de outubro. Acesse o site do Ministério da Cultura e tenha as informações. As inscrições podem ser feitas pelo mapas.cultura.gov.br, onde você terá todas as informações. O edital Sérgio Mamberti irá premiar 1.117 iniciativas em todo o Brasil nas áreas de cultura populares e tradicionais, culturas indígenas, diversidade e pontos de cultura.  O edital de fomento aos 46 Pontões irá acontecer em todos os estados e, também, para as redes nacionais. Participe e esteja conosco na política nacional cultura viva que reconhece e valoriza a cultura que é feita na sua comunidade”.


O Edital Cultura Viva - Sérgio Mamberti, prevê quatro prêmios culturais. Prêmio Culturas Populares e Tradicionais - Mestre Lucindo. Prêmio Culturas Indígenas - Vovó Bernaldina,  Prêmio Diversidade Cultural e o Prêmio Pontos de Cultura Viva, que visa reconhecer e certificar os pontos de cultura pela atuação em rede, troca de experiências, articulação de atividades culturais e formação de outros fazedores de cultura.


Já o edital de fomento à pontões de cultura tem como objetivo selecionar 46 projetos para celebrar termo de compromisso cultural com pontões de cultura.


Os equipamentos devem ter pelo menos três anos de constituição jurídica e de experiência no mesmo objeto ou objeto similar, para desenvolver, articular e dar continuidade a ações culturais das redes de pontos de cultura relevantes para a diversidade cultural brasileira. E também para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva no Brasil.


O prazo de inscrição nos Editais de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti e Cultura Viva – fomento à pontões de cultura é até o dia 16 de outubro. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma mapas da cultura ou por via postal.


Outras informações podem ser obtidas na página do Ministério da Cultura.


Fonte: Brasil 61

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page