Ministério do Turismo discute apoio ao turismo LGBT+ com associações e representantes do segmento
Encontro debateu apoio a eventos, mapeamento de demanda e oferta e o desenvolvimento de produtos e experiências turísticas para este público
A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, recebeu nesta quinta-feira (26.09) representantes de associações e lideranças do turismo LGBTQIA+ para discutir estratégias e alinhar objetivos do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. O encontro reuniu membros de importantes instituições, como a IGLTA (International LGBTQ+ Travel Association), Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, membro do Conselho Nacional de Turismo, LGBT+ Turismo Expo, além dos secretários municipais de turismo de São Luís e Porto Seguro e operadoras de turismo.
“Estamos comprometidos em fortalecer o turismo LGBTQIA+ no Brasil, promovendo discussões estratégicas com associações e representantes do segmento. Esse encontro é essencial para que possamos criar um setor inclusivo e acolhedor, que valorize a diversidade e estimule o desenvolvimento econômico por meio de políticas públicas que garantam visibilidade, segurança e oportunidades para todos os turistas”, disse a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes.
Entre os assuntos pautados na reunião estava a necessidade de mapear a demanda e oferta do turismo LGBTQIA+ brasileiro por meio da Rede de Observatórios de Turismo. Essa identificação busca gerar dados cruciais sobre o setor para orientar viajantes, operadores turísticos e destinos sobre o potencial desse mercado, além de compreender quem são os turistas LGBT+ brasileiros, suas preferências de destinos e tipos de hospedagem, dados sobre identidade de gênero, idade, escolaridade e outras características demográficas relevantes.
Outro ponto de destaque foi a necessidade de apoiar o desenvolvimento de produtos e experiências turísticas voltadas para o público LGBT+, ampliando os canais de distribuição e comercialização. A qualificação e formalização de profissionais e prestadores de serviços turísticos também foram temas do encontro. A intenção é aprimorar o atendimento e acolhimento desses viajantes, garantindo um ambiente mais inclusivo e seguro nos serviços turísticos.
Por fim, as associações e entidades do segmento destacaram a importância de apoiar eventos que promovam esse setor, tanto no Brasil quanto no exterior. A ideia é utilizar iniciativas como a LGBT+ Turismo Expo e as Conferências da Câmara BR LGBT+ para posicionar o Brasil como um destino acolhedor e inclusivo para a comunidade LGBT+.
COMPROMISSO - O encontro reforçou a missão do PNT 2024-2027 de promover o Brasil como um destino inovador, seguro e inclusivo, posicionando-se como referência em eventos e experiências para viajantes LGBTQIA+.
O Ministério do Turismo tem trabalhado para fortalecer relacionamentos e a participação social, com a ampliação da participação da sociedade civil no Conselho Nacional do Turismo (CNT) e com a Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPADI).
“Quando a gente amplia a participação social no CNT, a comunidade ganha voz e oportunidade, independentemente de quem esteja ocupando os cargos de gestão”, defendeu Ana Carla Lopes.
Reprodução: Ministério do Turismo
Comments