top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Ministérios do Turismo e das Comunicações assinam protocolo de intenções para disponibilizar internet gratuita em destinos turísticos brasileiros

Iniciativa faz parte da ação “Conheça o Brasil: Conectado”, lançada em Belém (PA) e que levará internet de qualidade destinos turísticos



Bom dia! Aqui tem Wi-Fi? Agora vai ter! Essa é a proposta do Protocolo de Intenções assinado nesta segunda-feira (11.03) pelos ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho. Batizada como “Conheça o Brasil: Conectado”, a iniciativa prevê a melhoria da conectividade de internet e a disponibilização de rede Wi-Fi gratuita em destinos turísticos brasileiros.


A ideia é a construção de parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura de telecomunicações, viabilizando a oferta de internet de qualidade e a disponibilidade de Wi-Fi gratuito em locais estratégicos como, por exemplo, parques naturais e urbanos, aeroportos, atrativos turísticos e áreas de grande fluxo de turistas.


“A falta de internet de qualidade em nossos destinos turísticos é um gargalo que pode atrapalhar o desenvolvimento pleno do setor no país, mas essa realidade vai mudar graças à parceria assinada hoje entre o Ministério do Turismo e o Ministério das Comunicações. Tenho certeza que a oferta de internet gratuita de qualidade será um importante diferencial competitivo para o Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.


As duas pastas irão elaborar um plano de ação com a definição de critérios para a seleção de destinos turísticos a serem contemplados pelo “Conheça o Brasil: Conectado”. Também serão definidos os meios para viabilizar a transformação digital, envolvendo negociações junto a operadoras e a melhoria da infraestrutura de telecomunicações, entre outras iniciativas.


Pelo protocolo firmado, o MTur vai articular com instituições públicas de turismo estaduais e municipais a obtenção de informações sobre o acesso e a qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos brasileiros, tanto para visitantes nacionais como internacionais.


Já o Ministério das Comunicações irá organizar, junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações, bem como mobilizar provedores de infraestrutura desses serviços para viabilizar o acesso e a melhoria da qualidade de conexão à rede de telecomunicações nos destinos turísticos nacionais.


“Essa é mais uma ação do Ministério das Comunicações para democratizar o acesso à internet e expandir a conectividade para todo o país. Agora estamos avançando também nos pontos turísticos, de forma gratuita. Este é um setor muito importante para a nossa economia, pois recebemos turistas de todas as partes do Brasil e do mundo”, destacou o ministro Juscelino Filho.

O prazo de vigência do Protocolo de Intenções entre as duas pastas será de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante a celebração de aditivo.


Informação: Ministério do Turismo

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page