Nova Diretoria do COMTUR de São Luís é Empossada e Defende Ações Concretas para o Turismo
- reginaldorodrigues3
- 21 de mai.
- 2 min de leitura
Pedro Robson assume presidência do Conselho e reforça necessidade de apoio institucional da Prefeitura para fortalecer o setor

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (21), na sede da Fecomércio-MA, tomou posse a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (COMTUR) para o biênio 2025–2027.
O encontro reuniu representantes do trade turístico, empresários, instituições, imprensa especializada e entidades representativas do setor.

A nova mesa diretora é composta por Pedro Robson Holanda da Costa (FIEMA) como presidente; Max de Medeiros Soares (Fecomércio-MA) como vice-presidente; Raimundo Nonato da Silva Luz (SEHAMA) como secretário; e Mauro Borralho de Andrade (SEBRAE-MA) como tesoureiro.
Durante a solenidade, os novos membros assumiram seus cargos reafirmando o compromisso com a governança participativa e o fortalecimento das políticas públicas de turismo na capital maranhense.

Em seu discurso de posse, o presidente Pedro Robson foi enfático ao defender que o COMTUR assuma uma postura propositiva, pautando temas concretos e estratégicos.
“O Conselho precisa trabalhar com foco e inteligência, propondo ações efetivas e buscando o apoio direto do prefeito de São Luís. Sem esse respaldo institucional, as decisões não ganham a força necessária para se transformarem em políticas públicas eficientes”, afirmou.
Desafios e cobranças

A reunião de posse também foi marcada por debates importantes sobre os desafios do setor.
Uma fala do jornalista e apresentador do Programa Mundo Passaporte, Marcos Davi, sobre a estagnação dos números de entrada de turistas na capital. Segundo Davi, das nove capitais do Nordeste, São Luís fica na sétima colocação.
O conselheiro Saulo Santos, Secretário de Turismo de São Luís, respondeu e chamou a atenção para a falta de protagonismo na comercialização do destino São Luís por parte das agências de turismo e da falta de conhecimento por parte dos empresários da capital.
“Enquanto não vendermos São Luís como produto turístico próprio, com programação estruturada e atrativa, os números continuarão pífios".
O empresariado precisa se profissionalizar, vender produtos como a Feirinha São Luís, experiências em quilombos, passeios de caiaque, visitas à Raposa e ao Centro Histórico. É preciso oferecer uma informação inteligente ao visitante”, declarou.

O COMTUR é uma instância colegiada consultiva e deliberativa composta por representantes do poder público e da iniciativa privada. As reuniões são abertas a todo o trade turístico, porém apenas os membros da diretoria têm direito a voto.
A nova gestão assume com o desafio de fortalecer a articulação entre os diferentes segmentos do setor e de transformar o turismo em vetor estratégico para o desenvolvimento econômico, cultural e social de São Luís.
Comments