top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Paisagem do Rio de Janeiro é considerada o 3º ‘Patrimônio Mundial da Humanidade’ mais cativante

Um site mediu o tempo que os pesquisadores passaram olhando para fotos dos principais Patrimônios da Humanidade; o cenário da cidade do Rio ficou em 3º lugar

Eu devo dizer, antes de começar, que discordo, mas entendo, afinal, a lista dos 52 Mais Cativantes Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO foi feita pelo site de viagens britânico Explore. E nada mais esperado do que colocar em primeiro lugar um patrimônio de sua nação, mais especificamente o Aqueduto e Canal de Pontcysyllte, do Principado de Gales, que é o aqueduto navegável mais alto e longo do mundo. Bacana, sim? Lindo ao ponto de cativar? Claro que não.

O segundo lugar, não vou reclamar tanto. O Parque das Montanhas Rochosas Canadenses, com seus picos, geleiras, cavernas de calcário e fósseis, ok! Realmente cativa os visitantes! São quatro parques nacionais: Banff, Jasper, Kootnay e Yoho. Olhe a foto acima, acalma só de olhar.


Mas quando você vê o terceiro, tem como não se apaixonar? A paisagem urbana do Rio de Janeiro, a única do mundo que merece o título de Cidade Maravilhosa! O próprio site de viagem diz: “Em particular a paisagem carioca entre a montanha e o mar. Essa mistura espetacular entre os ambientes urbanos e naturais, com sua icônica estátua do Cristo Redentor observando a cidade. Das florestas tropicais aos picos de granito para as icônicas praias de Copacabana e Ipanema, uma vista aérea prova para os observadores que este patrimônio da UNESCO é visualmente deslumbrante“. Pois é, e ainda me colocam um aqueduto que perde feio para o da Lapa como o primeiro. Pode isso? Veja abaixo o tal do Aqueduto de Pontcysyllte:


Te deslumbrou? Não? E essa abaixo?

Senhores, como diria os advogados anglófonos: “I rest my case“. Mas deixem-me explicar como eles chegaram a tal aberração, afinal, tiveram uma metodologia. Traduzido direto do site:

“Nós selecionamos 52 dos mais de 1.000 locais da UNESCO em todo o mundo com base em quão reconhecíveis eles são, garantindo incluir marcos para cada continente. Em seguida, conduzimos um estudo no qual foram mostrados para os participante imagens pré-selecionadas dos marcos. Usando uma tecnologia de rastreamento ocular, medimos a duração média do olhar em cada marco para revelar quais deles chamavam a atenção mais rapidamente e por mais tempo, fornecendo nossa lista dos locais da UNESCO mais cativantes“

Confira a informação Completa AQUI


0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page