top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Palestra com tradução em Libras democratiza informações sobre o turismo


Em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos, comemorado nesta terça-feira (23), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou a palestra "9 Motivos para Viajar pelo Maranhão". O evento contou com tradução simultânea de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público presente no Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez Professora Maria da Glória Costa Arcangeli (CAS), localizado no bairro da Alemanha, em São Luís.


A iniciativa traz as propostas de inclusão e acessibilidade no turismo, divulgando tudo o que os polos turísticos maranhenses têm a oferecer aos viajantes. A palestra principal foi ministrada por Suzana Feitosa, assessora sênior do setor de Qualificação da Setur-MA. Ela revelou as belezas e possibilidades dos atrativos e pontuou sobre a importância de tornar o turismo acessível para todos, incluindo a comunidade surda.



Para o superintendente de Qualificação Profissional que também participou da programação, Antônio Castro, “a palestra é um indicador da busca constante em promover a igualdade de oportunidades e o acesso pleno às experiências turísticas memoráveis para todos os públicos”, disse.


Para completar a programação, a noite teve a participação especial do subsecretário de Turismo, Luiz Thadeu Nunes e Silva, que compartilhou a inspiradora história de superação pessoal.


Após um acidente em 2003, Luiz Thadeu Nunes e Silva precisou do auxílio de muletas para andar. Ele demonstrou como a acessibilidade e a inclusão são fundamentais para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas limitações físicas, tenham a oportunidade de desfrutar vivências pelo mundo. Com o próprio exemplo de sul-americano com mobilidade reduzida a visitar mais de 140 países, o subsecretário apontou que as barreiras físicas não devem impedir ninguém de ter momentos inesquecíveis aonde quiser.


“Hoje, ando de muletas, mas à convite do governador, Carlos Brandão, tenho a honra de compor a Secretaria de Estado do Turismo como subsecretário, exatamente, para mostrar e lutar por inclusão. Ao contar minha história, tentei passar para eles um pouco da minha experiência e da minha visão de mundo”, ressaltou Luiz Thadeu.


A surpresa da noite foi o anúncio do city tour, um passeio guiado, especialmente planejado para pessoas com surdez, pelo Centro Histórico de São Luís.


Segundo Marília Ribeiro, coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a agenda está marcada para o próximo dia 1° de Maio, com ponto de partida na Praça João Lisboa.



“Queremos proporcionar um passeio enriquecedor e inclusivo, permitindo que as pessoas surdas tenham a oportunidade de apreciar a história e cultura da nossa cidade de maneira acessível e adaptada às necessidades. O city tour é um passo significativo em direção à promoção do turismo sob esses pilares essenciais” frisou Marília.


Assim como a palestra da semana, o city tour contará com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo que os participantes surdos tenham acesso às informações e narrativas compartilhadas durante o passeio.


O público aprovou a iniciativa da Setur-MA. “Gostei muito de participar, consegui entender e conhecer mais do estado, saber sobre o turismo inclusivo, quais são os locais que nós temos, porque nós também temos curiosidade de conhecer esses lugares” apontou Luana Cardoso, auxiliar administrativo.



O Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez Professora Maria da Glória Costa Arcangeli (CAS) oferta cursos de preparação para o mercado de trabalho e formação em Libras.


A diretora geral do Centro de Ensino, Thays Nayara Silva, descreveu a aproximação com a pasta oficial do turismo maranhense com entusiasmo.


“Estou feliz e honrada em saber que a Setur-Maranhão está preocupada com a inclusão das pessoas com deficiência. Precisamos de uma sociedade mais igualitária, inclusiva, que respeite valores e crenças”, finalizou a gestora.


Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page