Para muitos brasileiros, o crime mora ao lado
Perigo na vizinhança. Conviver todos os dias com facções criminosas ou milicianos no próprio bairro é uma realidade para cerca de 23 milhões de brasileiros.
Ou seja, a cada 100 pessoas no nosso país, 14 delas moram em áreas controladas pelo crime — inclusive no fornecimento de internet e TV.
Só no RJ, o controle de territórios por grupos armados aumentou mais de 100% nos últimos 16 anos. No país inteiro, são pelo menos 88 facções criminosas em atuação.
O problema é mais grave nas periferias, já que em bairros mais ricos, é comum a contratação de segurança privada. É o que acontece em quase 29 milhões de lares brasileiros.
The big picture: No fim do dia, mesmo com mais de 1.500 instituições de segurança pública, o Brasil falhou em conter as gangues — que chegam a movimentar o equivalente a 3% do PIB do Brasil com o tráfico de drogas.
Estamos falando de uma pauta nacional
Mesmo quem não mora nas regiões com presença direta de bandidos no dia a dia tem grandes chances de não se sentir seguro no Brasil.
Isso porque, entre o mundo todo, o nosso país é o mais insatisfeito com a segurança pessoal. Enquanto a média global de sensação de proteção é de 73%, por aqui ela é de 53%.
Não à toa, o crime e a violência são as maiores preocupações de toda a população brasileira. É justamente para elas que a maioria dos brasileiros vai olhar na hora de decidir seu voto nas eleições municipais.
Informação: The News
Commentaires