top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Pesquisa aponta aumento na percepção de segurança por turistas estrangeiros no Brasil

A pedido da Embratur, plataforma Mabrian Technologies mediu o índice de percepção de segurança no Brasil e em outros países da América Latina de maio e julho deste ano

Uma pesquisa realizada pela Mabrian Technologies, plataforma espanhola especializada em análise de dados de turismo, revelou um aumento na confiança dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Realizado em parceria com a Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, o levantamento coloca o Brasil em posição de destaque na evolução da confiança turística na comparação com outros países da América Latina.


A plataforma usa um indicador de satisfação chamado de Índice de Percepção de Segurança (PSI). Ele varia de 0 a 100 pontos: de 50 a 74 pontos, o nível de satisfação dos turistas é considerado alto ou muito alto. Acima disso, é excelente. A medição é definida através de uma análise de menções e opiniões de turistas em plataformas digitais.


Segundo a pesquisa, de maio até julho de 2023, o Brasil apresentou consistência e crescimento na percepção de segurança, enquanto países como Colômbia, Equador e Peru apresentaram oscilações no mesmo período. Em julho, o PSI do Brasil atingiu um pico de 96,7 pontos – o maior valor alcançado pela Colômbia, por exemplo, foi de 80,1 pontos.


“É evidente que há muito a ser feito para melhorar a segurança pública no Brasil, principalmente nas capitais, mas a percepção de quem nos visita é muito melhor do que a imagem que ainda persiste de nosso país no exterior. Em geral, conseguimos garantir, nas zonas turísticas, uma elevada sensação de segurança. É parte de nosso trabalho mostrar para o mundo o grau de satisfação de quem visita o Brasil”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.


Mariana Aldrigui, gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, destaca como as informações levantadas pela pesquisa colocam o Brasil como um destino cada vez mais atrativo para turistas internacionais. “A segurança é um dos pilares fundamentais para atrair visitantes estrangeiros ao nosso país. Os dados da Mabrian serão usados na estratégia de promoção do Brasil como um destino turístico internacional seguro e atraente”, afirmou


De acordo com a Mabrian, a análise ajuda a compreender a dinâmica e os fatores que influenciam a confiança dos turistas nestes destinos. “O Brasil, em particular, se destaca pela capacidade de manter e aumentar a percepção de segurança dos visitantes”, explicou a plataforma na pesquisa, em relatório que apresentou os dados.


Percepção de segurança nos destinos brasileiros


Capitais brasileiras também tiveram o índice de percepção de segurança medido pela plataforma – todas registraram níveis considerados bons e excelentes. Recife (PE) lidera o ranking com a melhor percepção de segurança entre visitantes, com 95,05 pontos. Em seguida, estão: Porto Alegre (RS), com 92,16 pontos; São Paulo (SP), com 89,24; Belo Horizonte (BH), com 88,18; Salvador (BA), com 81,14; e Rio de Janeiro (RJ), com 80,91 pontos.


Informação: Embratur

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page