top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Pesquisa mostra que mais de 80% dos turistas vieram ao Maranhão para lazer no período do São João


Pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão revelou que durante o período de São João 81,42% dos turistas entrevistados vieram ao estado exclusivamente para lazer. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o dado reforça a assertividade das ações de divulgação da festa. Ela ressaltou que um grande trabalho de promoção do destino foi realizado este ano, incluindo o lançamento oficial do São João 2023 para operadores de turismo e agentes de viagem do estado de São Paulo.


“81% veio se divertir, fazer lazer, o que significa que o lançamento do destino para o São João foi perfeito. A gente teve um resultado muito grande, porque normalmente quando se faz pesquisa em determinados momentos, o resultado é que as pessoas vêm a negócios, vêm para outras atividades e o lazer se insere no destino. Mas eles vieram para o São João, então a nossa divulgação foi perfeita”, observou.


A secretária Socorro Araújo destacou ainda que o resultado é fruto de uma construção realizada com muito planejamento que também incluiu viagens a feiras de turismo, como a WTM Latin America em São Paulo e a BNT Mercosul em Santa Catarina. Ela afirmou que esse trabalho precisa ser realizado de forma permanente e que o governo maranhense tem feito as ações necessárias para desenvolver o turismo.


“Esse resultado não é de um de uma hora para a outra, esse trabalho é um processo, é um trabalho que vem acontecendo e foi intensificado com o governador Carlos Brandão. A gente observa que o investimento no turismo gera um retorno rápido, e esse investimento o governador está fazendo porque ele quer trazer desenvolvimento econômico para o nosso estado”, afirmou.


A pesquisa do Observatório do Turismo do Maranhão mostra que 32,45% dos turistas entrevistados vieram ao estado com amigos, 29,79% com familiares, 21,53% com cônjuge, 13,27% sozinhos e 2,95% em casal com filhos. O levantamento também revelou outras cidades que os turistas aproveitaram para conhecer durante as festividades de São João: Barreirinhas (55,45%), Santo Amaro (19%), Alcântara (4,36%), Carolina (4,05%), Tutóia (2,49%) e Raposa (1,87%).


Segundo a secretária Socorro Araújo, a atração de quase 80% dos turistas por Barreirinhas e Santo Amaro é esperada por integrarem os Lençóis Maranhenses. Ela esclareceu ainda que a região da Chapada das Mesas, da qual a cidade de Carolina faz parte, concentra maior fluxo de visitantes agora no mês de julho, por conta das férias.


“Pela proximidade que temos com o Tocantins e o Pará, tanto no período de férias quanto nos feriados, temos um fluxo bem grande nessa região da Chapada das Mesas. Já os Lençóis Maranhenses é candidato a patrimônio mundial, então as pessoas que vêm ao Maranhão normalmente querem conhecer os Lençóis. O importante é que conheçam o Maranhão, e todos os nossos atrativos estão sendo muito visitados”, pontuou.


Outro ponto de destaque da pesquisa é o meio de transporte empregado para a chegada à capital maranhense. O principal meio empregado por turistas foi o aéreo, correspondendo a 65,19% dos entrevistados; o segundo meio mais empregado foi o uso de carro próprio com 16,22%; o ônibus foi utilizado por 10,32%; carro alugado por 3,24%; e transporte turístico, como van ou ônibus fretado, por 2,95%.


“O Observatório faz essas pesquisas e isso também direciona nossas políticas públicas. Essas discussões vão crescendo porque a gente sempre está discutindo isso entre os órgãos do governo e entidades. Isso tudo é um processo, como o aumento do fluxo de voos porque as companhias aéreas, a partir do momento que elas observam que estão sendo mais demandadas, colocam mais voos. E a questão rodoviária é a mesma coisa”, observou a secretária Socorro Araújo.


Sobre o Observatório do Turismo


O Observatório do Turismo do Maranhão consiste em uma rede de dados e informações acerca do turismo cujo objetivo é ser um instrumento de planejamento e gestão para contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado, canalizando discussões e meios de pesquisa com o trade, municípios, instituições de ensino e comunidade em geral. Criado em 2016, o projeto foi elaborado em referência ao planejamento estratégico de turismo do Maranhão, sendo inserido no contexto do Programa de Monitoramento e Informação para abranger os polos turísticos do estado.


Este ano, durante o mês de junho e início de julho, foram coletadas informações de turistas e moradores de São Luís sobre a festança junina. Os dados integram a Pesquisa de Demanda Turística do São João do Maranhão 2023 e permitem conhecer o perfil dos visitantes e nível de satisfação. As informações são utilizadas para planejamento estratégico e também para a discussão de políticas públicas voltadas ao turismo.


Informação: MA.gov

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page