Pesquisa revela que 78% dos turistas pretendem retornar ao Carnaval do Maranhão
- reginaldorodrigues3
- 14 de mar.
- 3 min de leitura
O levantamento sobre a demanda turística revelou a percepção dos visitantes e o nível de satisfação entre outros pontos.

O Carnaval do Maranhão 2025 se tornou um dos eventos mais esperados do ano, atraindo visitantes de diversas partes do país e do mundo. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), analisou o perfil dos visitantes e a satisfação com os atrativos turísticos de São Luís.
Conforme os resultados da Pesquisa de Demanda Turística, 78% dos turistas afirmaram que pretendem retornar para curtir a folia no estado. O levantamento também analisou a percepção sobre a infraestrutura e os serviços turísticos do estado, além de identificar tendências de comportamento durante o período festivo.
Os dados foram coletados nos dias 27 e 28 de fevereiro e 06 de março de 2025, com aplicação simultânea de questionários no Terminal Rodoviário de São Luís e no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. A pesquisa foi realizada com 398 pessoas e conduzida por uma equipe do Obstur-MA e do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Perfil dos Visitantes e Avaliação da Experiência
O estudo revelou que o Maranhão atraiu turistas internacionais, com destaque para a França (66,67%) e a Venezuela (33,33%). Entre os estados brasileiros, os dados revelaram que 12,18% dos visitantes vieram de São Paulo, representando um aumento de quase 55% em relação ao mesmo período em 2024. Em seguida, aparecem os estados do Pará (5,45%), Ceará (4,49%), Rio de Janeiro (4,17%) e Piauí (3,21%). Além disso, 40,7% dos entrevistados eram maranhenses aproveitando a festa em casa.
Entre os principais motivos que trouxeram visitantes ao Maranhão durante o Carnaval, 39,34% responderam que vieram pela folia e lazer. O tempo de permanência variou entre estadias curtas de até cinco dias, com 55%, o que significa um aumento de 9,21% em relação ao ano passado. O número de turistas que decidiram ficar no estado entre 6 e 10 dias aumentou de 17% em 2024 para 24,2% neste ano.
No quesito hospedagem, uma informação animadora: houve um aumento de mais de 98% na procura por hotéis (30,33%). Parte dos turistas optou por ficar na casa de parentes e amigos (42,62%), enquanto outros preferiram aluguéis de apartamentos (3,28%), pousadas (1,64%) e hostel/albergue (0,82%).
A pesquisa também avaliou a percepção dos visitantes em relação à segurança (34,93%), que apontou um aumento de 15% na aprovação do público em relação às festas do ano passado, com as avaliações boa e excelente. Quanto à divulgação do evento, 50,76% dos visitantes avaliaram positivamente. Quando questionados sobre a qualidade das atrações, os artistas nacionais apareceram com 43,97% no nível de satisfação. Os grupos e bandas locais alcançaram a faixa de 41,46%.
Mais de 55% dos entrevistados demonstraram satisfação com a limpeza dos locais onde foram realizadas as comemorações do Carnaval 2025, de regular a excelente. Na mesma régua, outros quesitos analisados foram a sinalização do evento com 60, 05%, iluminação com 63,82% e acessibilidade com um percentual de 54,52%.
Além disso, os visitantes demonstraram grande satisfação com a gastronomia do estado. 60,3% dos entrevistados consideraram as comidas típicas da região como boas ou excelentes e 57,37% deram respostas positivas para os bares e restaurantes locais.
O levantamento apontou ainda a média de gastos dos turistas com valores variando entre R$ 200,00 (39,75%) e R$ 600,00 (24,59%). O meio de transporte com maior satisfação foi dos motoristas de aplicativo, que atingiu a marca de 56,14%, seguido de táxi, com 30,33%.
A pesquisa ainda apontou que 54,51% dos turistas aprovaram os atrativos históricos e patrimoniais da região, dando as maiores notas. Já em relação aos atrativos naturais, 59,84% dos visitantes os classificaram como bons ou excelentes.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, comemorou os resultados que validam o desenvolvimento do turismo no Maranhão. “O crescimento do fluxo turístico e a satisfação dos visitantes mostram que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é continuar investindo na infraestrutura e na promoção do nosso estado, garantindo uma experiência cada vez melhor para quem escolhe o Maranhão para viver momentos inesquecíveis”, afirmou.
Para o coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, ressaltou a relevância da pesquisa para a formulação de estratégias no setor. “Esse estudo nos permite compreender melhor o perfil dos turistas e suas percepções. Com essas informações, podemos conhecer os nossos visitantes e traçar ações mais eficientes para fortalecer o turismo no estado e aprimorar os serviços oferecidos”, destacou.
Confira a Pesquisa de Demanda Turística completa aqui.
Informação: Turismo MA
Comments