top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Primeiro dia do Encontro de Turismo Responsável reforça o papel do setor com a sustentabilidade

A troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de turismo entre gestores públicos e privados são os principais focos do evento


Teve início na manhã desta segunda-feira (23) a primeira edição do “Encontro Nacional de Turismo Responsável” que acontece em Natal/RN, até a próxima terça-feira. O evento, que integra o Projeto “Brasil: essa é a nossa praia!”, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na ocasião foi lançado o E-Book “Turismo Responsável no Brasil”, que aborda a temática e sua atuação no território nacional auxiliando gestores e comunidades no fomento à sustentabilidade, ao Turismo Comunitário e à segurança turística.


Durante o primeiro dia, o evento contou também com o lançamento dos produtos do projeto que vem desenvolvendo um conjunto de mais de 20 ações na temática do Turismo Responsável, Turismo Sustentável e Gestão de Orlas Turísticas.


O secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade, do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, ressaltou a importância dos resultados apresentados pelo Projeto. “A essência do turismo doméstico é fundamental para mantermos uma atividade turística intensa, gerando emprego e renda. Nesse sentido, trazer novas práticas, com inovação, que é justamente o que estamos sendo apresentados hoje, é extremamente significativo e rico para pensarmos no turismo responsável e duradouro”, disse.


Leilianne Barreto, coordenadora do Projeto, falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento de ações práticas. “Essa é uma oportunidade para fazermos essa reflexão do papel do turismo para sustentabilidade, para que a gente possa começar a pensar de forma mais clara qual a contribuição, de cada um de nós, atores do turismo, para o alcance dessa meta”.


Dentro da cadeia de proteção e sustentabilidade, que envolve setor público e privado, o próprio turista é outro pilar fundamental. Solange Portela, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, destacou essa questão. “Quando a gente fala de turismo responsável, nós envolvemos todos que participamos do turismo, e não podemos esquecer que o turista também tem a sua responsabilidade de como cuidar melhor do nosso destino. É um trabalho conjunto”, reforçou.


O evento que segue até o dia 24 de outubro, permite a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de turismo responsável entre gestores públicos e privados.


E-BOOK - Trata do Turismo Responsável para auxiliar gestores e comunidades na aplicação da de macrotendências e estratégias de fomento do Turismo Responsável sobre as dimensões da Sustentabilidade Turística, do Turismo de Base Comunitária e da Segurança Turística no Brasil. O conteúdo pode ser estendido as mais variadas formas de se produzir e gerir a atividade turística, ampliando a compreensão sobre a responsabilidade de cada gestor, agente de mercado, comunidade e visitante no desenvolvimento de um turismo mais justo, ético, democrático, solidário e inclusivo para os destinos turístico brasileiros.


PEGADA DE CARBONO - Durante o evento, os participantes têm acesso à Calculadora eco2 e podem inserir dados específicos sobre sua viagem, como meio de transporte, distância e tipo de veículo, obtendo assim uma estimativa de suas emissões de carbono. Com essa informação, as pessoas podem saber o número exato de árvores a serem plantadas para neutralizar essa Pegada de Carbono. Ao fim do evento, a empresa Pipa Ambiental, junto com os participantes da visita técnica, que acontecerá nos dias 25 e 26, promoverá o plantio de mudas de árvores no Parque Estadual Mata da Pipa, para compensar a pegada de carbono gerada pelo evento.


“BRASIL É A NOSSA PRAIA” - O projeto tem como objetivo orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária por gestores públicos e privados, comunidade local e turistas.



0 comentário

ความคิดเห็น


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page